Todas as novas Ferraris têm motor central?
A Ferrari é conhecida mundialmente por seus carros esportivos icônicos com aparência, som e sensação únicos. No entanto, quando se pensa em um modelo da marca italiana, é comum imaginar um carro de motor central como o F40, 360 ou 488. Mas será que todos os novos Ferraris são de motor central? A resposta é não.
A Ferrari é famosa por seus veículos notáveis com motor central, que oferecem manuseio equilibrado, tração tenaz e empacotamento compacto. No entanto, desde que estreou seu carro de corrida 156 “Sharknose” de motor central na Fórmula 1 em 1961, a empresa produziu muitos modelos lendários com o motor atrás do motorista.
O primeiro modelo da Ferrari de produção com motor central foi o Dino 206 GT em 1967. Em homenagem ao filho de Enzo Ferrari, Alfredino “Dino” Ferrari, ele usava um V6 de alta rotação de 2.0 litros e apresentava manuseio neutro e rápido, tornando-se uma delícia para dirigir.

Na era dos supercarros dos anos 80s, a F40 levou o desempenho ao limite. Mais carro de corrida do que carro de rua, usava um chassi composto monocoque, um turbo V8 com 477 cv e um pára-brisa leve de plástico. Esses elementos combinados criaram um supercarro legal para as ruas pronto para a pista e uma mistura tentadora de sons, aparência e desempenho.
Guia do Conteúdo
Carros esportivos com motor dianteiro da Ferrari
A tradição da Ferrari de alto desempenho não se limita apenas aos carros esportivos de motor central. A empresa também produz excelentes modelos de motor dianteiro que apresentam atributos italianos como estilo, alto desempenho e engenharia incomparável, mas com capôs dianteiros mais longos.
Um exemplo desses é o Berlinetta F12, que possui carroceria baixa e um V-12 montado na frente. A Roma Spider é outro exemplo recente, sendo o primeiro conversível da Ferrari com motor dianteiro desde 1969.
Vantagens e desvantagens dos diferentes layouts
Há vantagens e desvantagens em ambos os layouts das Ferraris, dependendo das necessidades do motorista e suas preferências. Enquanto os carros de motor central oferecem manuseio mais equilibrado e um design compacto, os carros de motor dianteiro oferecem espaço para passageiros, têm um visual clássico GT e proporcionam uma experiência auditiva diferente.
Em suma, escolher entre um carro esportivo com motor central ou dianteiro vem do gosto pessoal em termos de estilo, desempenho e conveniência. Independentemente da escolha do motorista, ele dirigirá algo que se sobressai nas ruas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
