Todas as novas Ferraris têm motor central?

A Ferrari é conhecida mundialmente por seus carros esportivos icônicos com aparência, som e sensação únicos. No entanto, quando se pensa em um modelo da marca italiana, é comum imaginar um carro de motor central como o F40, 360 ou 488. Mas será que todos os novos Ferraris são de motor central? A resposta é não.

A Ferrari é famosa por seus veículos notáveis com motor central, que oferecem manuseio equilibrado, tração tenaz e empacotamento compacto. No entanto, desde que estreou seu carro de corrida 156 “Sharknose” de motor central na Fórmula 1 em 1961, a empresa produziu muitos modelos lendários com o motor atrás do motorista.

O primeiro modelo da Ferrari de produção com motor central foi o Dino 206 GT em 1967. Em homenagem ao filho de Enzo Ferrari, Alfredino “Dino” Ferrari, ele usava um V6 de alta rotação de 2.0 litros e apresentava manuseio neutro e rápido, tornando-se uma delícia para dirigir.

Todas as novas Ferraris têm motor central?

Na era dos supercarros dos anos 80s, a F40 levou o desempenho ao limite. Mais carro de corrida do que carro de rua, usava um chassi composto monocoque, um turbo V8 com 477 cv e um pára-brisa leve de plástico. Esses elementos combinados criaram um supercarro legal para as ruas pronto para a pista e uma mistura tentadora de sons, aparência e desempenho.

Carros esportivos com motor dianteiro da Ferrari

A tradição da Ferrari de alto desempenho não se limita apenas aos carros esportivos de motor central. A empresa também produz excelentes modelos de motor dianteiro que apresentam atributos italianos como estilo, alto desempenho e engenharia incomparável, mas com capôs dianteiros mais longos.

Um exemplo desses é o Berlinetta F12, que possui carroceria baixa e um V-12 montado na frente. A Roma Spider é outro exemplo recente, sendo o primeiro conversível da Ferrari com motor dianteiro desde 1969.

Vantagens e desvantagens dos diferentes layouts

Há vantagens e desvantagens em ambos os layouts das Ferraris, dependendo das necessidades do motorista e suas preferências. Enquanto os carros de motor central oferecem manuseio mais equilibrado e um design compacto, os carros de motor dianteiro oferecem espaço para passageiros, têm um visual clássico GT e proporcionam uma experiência auditiva diferente.

Em suma, escolher entre um carro esportivo com motor central ou dianteiro vem do gosto pessoal em termos de estilo, desempenho e conveniência. Independentemente da escolha do motorista, ele dirigirá algo que se sobressai nas ruas.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário