Fiat Toro Ultra 2025 deixa motor diesel e aposta no 1.3 turbo
Nova configuração mira uso urbano e aguarda reestilização que chega ainda este ano
Com mudanças estratégicas, a Fiat atualizou a Toro Ultra para a linha 2025, encerrando a oferta do motor 2.0 turbodiesel com tração integral. No lugar, entra o já conhecido 1.3 turbo flex, aliado ao câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. A decisão torna a versão mais acessível e voltada ao uso urbano, mas a reestilização prevista para a linha 2026 já está no horizonte.
Guia do Conteúdo
Adeus diesel, olá cidade
A Ultra se diferencia das demais versões pela proposta mais completa de equipamentos e a presença da capota rígida sobre a caçamba, feita em fibra. Ela transforma o compartimento traseiro em algo mais próximo de um porta-malas, auxiliado por uma bolsa que ajuda a proteger objetos da umidade e poeira. A perda do motor diesel também implicou em outras mudanças: os pneus de uso misto deram lugar a modelos convencionais (225/60 com rodas de 18 polegadas), mais silenciosos e confortáveis para o asfalto.
Com isso, a capacidade de carga caiu de 1.010 kg para 670 kg, embora o volume da caçamba tenha se mantido em 937 litros. A estética também mudou sutilmente, com detalhes em vermelho na grade e interior, além dos emblemas “Ultra T270” nas portas e na tampa traseira.

Dirigibilidade e desempenho
Mesmo com o motor 1.3 turbo recalibrado para atender às novas normas de emissões — o que resultou na redução da potência para 176 cv com etanol ou gasolina —, o desempenho segue competente.
O torque de 27,5 kgfm foi preservado, e a entrega a partir das 2.000 rpm garante boas acelerações e retomadas. O câmbio prioriza a eficiência e realiza trocas suaves, embora o pedal do acelerador tenha ficado um pouco mais “calmo”, o que pode causar estranheza em quem conheceu a versão anterior.
O consumo, por sua vez, fica dentro da média do segmento: 8,8 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina. A estrutura da Toro continua atual o suficiente para oferecer bom nível de conforto e dirigibilidade, mesmo nos pisos mais irregulares, com suspensão independente nas quatro rodas.
O que esperar da linha 2026
Com preço sugerido de R$ 194.490, a Toro Ultra 2025 ainda deixa de oferecer recursos como piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e assistente ativo de faixa, sistemas que devem estrear na linha 2026. Outros detalhes, como o freio de estacionamento com alavanca convencional, também devem ser atualizados para se alinhar com modelos da mesma base, como a Ram Rampage.
Como as novidades estão próximas, quem não se importa com o visual atual pode aproveitar o momento para barganhar preços melhores. A própria Fiat já oferece condições promocionais em outras versões — como a Volcano, que tem sido anunciada bem abaixo da tabela —, e o mesmo pode acontecer com a Ultra.
Veredito
A Toro continua sendo uma das líderes entre as picapes de porte intermediário. Mesmo com o fim do diesel na Ultra, o novo conjunto mecânico entrega bom desempenho e conforto. Para quem busca uma picape com apelo mais urbano, bem equipada e quer pagar menos antes da renovação visual, esta é uma oportunidade interessante.
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