Toyota diz que forçar os EVs fará com que as pessoas mantenham seus velhos carros a combustão
A montadora japonesa Toyota afirmou que não está entre as empresas que planejam parar de vender carros com motores a combustão, argumentando que o mundo ainda não está preparado para ir totalmente elétrico. Segundo o CEO do Toyota Research Institute, Gill Pratt, forçar as pessoas a comprar carros elétricos pode gerar o efeito contrário e aumentar o uso de veículos a gasolina ou diesel.
Pratt defende a extensão da vida útil dos motores a combustão por meio do desenvolvimento de híbridos e do uso de combustíveis alternativos viáveis em larga escala, como o hidrogênio. A Toyota tem experimentado com motores a combustão movidos a esse gás.
O CEO da Toyota Research Institute alerta para as limitações de recursos necessários para uma transição completa para os veículos elétricos. A escassez dos materiais necessários para a produção das baterias, bem como da infraestrutura de recarga renovável, são alguns dos principais problemas. Embora esses recursos sejam eventualmente abundantes, levará décadas até que as minas de materiais das baterias, as instalações de geração de energia renovável e as linhas de transmissão possam ser expandidas.

Enquanto isso, algumas empresas, como a Porsche, estão investindo na produção de combustíveis sintéticos, enquanto outras, como a Volkswagen, já consideram os motores a gasolina e diesel obsoletos. O novo CEO da Toyota, Koji Sato, declarou recentemente que esses combustíveis precisam evoluir antes de se tornarem uma alternativa viável e defende a redução da energia usada no processo de produção para que a produção em massa seja possível. A empresa também acredita que as baterias de estado sólido precisam amadurecer antes de serem amplamente adotadas, já que sua durabilidade ainda é um grande desafio.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
