Toyota é processada em quase R$ 300 milhões por venda casada!

A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, será multada em US$ 60 milhões (cerca de R$ 294 milhões) nos Estados Unidos devido à prática ilegal de venda casada. Essa prática consiste na comercialização de produtos ou serviços atrelados a outros, como se fossem obrigatórios, sem o consentimento do consumidor.

De acordo com o Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor dos EUA, a Toyota terá que pagar US$ 12 milhões (R$ 58,9 milhões) em ações civis e mais US$ 48 milhões (R$ 235,6 milhões) para compensar os consumidores prejudicados por essa prática. É importante ressaltar que o caso envolve a Toyota Motor Credit dos EUA, que não é a mesma empresa que atua no Brasil.

Toyota Corolla Cross 2024 Prós e Contras
Toyota Corolla Cross 2024. Foto: Divulgação.

A infração ocorreu quando os gerentes responsáveis pelos financiamentos incluíram serviços de proteção nos carros vendidos pela montadora. Esse pacote de serviços incluía assistência em casos de roubo, danos ou problemas com peças. No entanto, os consumidores não eram informados sobre essa inclusão, enquanto os funcionários eram instruídos a adicionar esses produtos como se fossem obrigatórios.

Como resultado, o valor das parcelas de um carro Toyota novo aumentava entre US$ 700 (R$ 3.435) e US$ 2.500 (R$ 12.268) por veículo. Os consumidores acabavam pagando mais caro por um carro cujos serviços adicionais não eram divulgados ou esclarecidos. Quando os consumidores percebiam a situação, os gerentes eram orientados a afirmar que esses serviços eram obrigatórios.

Além da multa milionária, os funcionários da Toyota Motor Credit também estão proibidos de receber compensações e comissões baseadas no volume de vendas desses serviços. Os órgãos de proteção ao consumidor dos EUA irão facilitar o cancelamento desses serviços e redução do valor das parcelas como medida punitiva à montadora.

Essa prática de venda casada não é exclusiva da Toyota e já afetou consumidores em diferentes partes do mundo. Se você já passou por alguma situação em que uma montadora tentou lhe empurrar algum produto ou serviço sem o seu consentimento, conte nos comentários abaixo.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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