Toyota, Nissan e VW trabalham em novo combustível: etanol para produzir hidrogênio renovável
A Toyota anunciou um projeto de pesquisa e desenvolvimento em parceria com outras empresas e instituições para reduzir a emissão de carbono dos seus veículos. O objetivo é produzir hidrogênio renovável a partir do etanol, utilizando a logística já existente da indústria de etanol. A Shell Brasil investirá cerca de R$ 50 milhões no projeto, que também inclui a Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Senai CETIQT.
O projeto tem como finalidade demonstrar que o etanol pode ser um vetor para produzir hidrogênio renovável, aproveitando a logística já existente da indústria de etanol. O Mirai será o modelo utilizado pela Toyota nos testes. Nissan e Volkswagen já exploram esse caminho de transporte sustentável no Brasil.

Com a produção local de hidrogênio renovável por meio da reforma do etanol, será possível calcular a pegada de carbono do ciclo ‘campo à roda’, mensurando as emissões de CO2 na atmosfera desde o cultivo da cana até o consumo do hidrogênio pela célula combustível do veículo. Essa solução é eficiente, sustentável e facilmente replicável globalmente, afirma Mateus Lopes, diretor de Transição Energética e Investimentos da Raízen.
A tecnologia da célula combustível ou fuel cell funciona abastecendo o tanque com hidrogênio que vai para a fuel cell, produzindo a energia elétrica para movimentar o carro. A solução pesquisada pela Nissan, VW e Toyota pode ser muito útil no Brasil, pois atrelaria uma nova tecnologia com a ampla rede de postos de distribuição com etanol.
A preocupação global em relação ao meio ambiente é evidenciada pela parceria entre tantas empresas e instituições em busca de uma solução sustentável para o transporte. A redução das emissões de carbono é uma das formas de combater as mudanças climáticas e garantir um futuro mais limpo e saudável para todos.
Guia do Conteúdo
Montadoras investem em tecnologias sustentáveis no Brasil
Nissan e Volkswagen também estão investindo em tecnologias sustentáveis no país. A Nissan lançou o Leaf, o primeiro carro elétrico vendido no Brasil, em 2019, e está testando um sistema de abastecimento de energia elétrica sem fio para carros elétricos. Já a Volkswagen lançou o ID.4, um SUV elétrico que será produzido na fábrica da empresa em São José dos Pinhais (PR).
A Toyota se junta agora a essas montadoras na busca por soluções sustentáveis para o transporte no país. Com o projeto de produção de hidrogênio renovável a partir do etanol, a empresa espera contribuir para a redução das emissões de carbono e para um futuro mais limpo e saudável para todos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
