Toyota Safety Sense e Toyota Star Safety: Qual é a diferença entre os sistemas?
O Toyota Safety Sense, também conhecido como TSS, é um conjunto de recursos para assistência ao motorista que visa a prevenção de acidentes e a redução da gravidade das ocorrências. A Toyota disponibiliza esses recursos como padrão na maioria dos seus modelos, sendo que existem diferentes gerações da tecnologia, cada uma com mais recursos e tecnologia sofisticada. Os modelos Lexus, por sua vez, utilizam o Lexus Safety System+, que é bastante similar ao TSS.
Em linhas gerais, a primeira geração do TSS, chamada TSS-P, ainda é bastante avançada e conta com recursos como o Pre-Collision System com Pedestrian Detection (sistema pré-colisão com detecção de pedestres), Dynamic Radar Cruise Control (controle adaptativo de cruzeiro), Lane Departure Alert (alerta de saída de faixa) e Automatic High Beams (faróis altos automáticos).
Já a segunda geração, TSS 2.0, acrescenta mais recursos, como o Lane Departure Alert with Steering Assist (alerta de saída de faixa com assistente de direção), Lane Tracing Assist (assistência à manutenção da faixa) e Road Sign Assist (reconhecimento de placas de trânsito). As terceira e quarta gerações, TSS 2.5 & 2.5+, apresentam recursos similares aos da TSS 2.0, porém aprimorados. O sistema 2.5+ ainda conta com o Curve Speed Management com cruise control adaptativo e detecção de ciclistas e veículos.

A terceira geração, TSS 3.0, traz melhorias ainda mais significativas, como o Proactive Driving Assist (assistência proativa à condução), que utiliza a câmera e o radar do veículo para fornecer frenagem suave em curvas ou frenagem e/ou direção suaves para ajudar a manter a distância do veículo à frente, pedestre ou ciclista.
Já o Toyota Star Safety é um conjunto de recursos que se aplicam mais à operação mecânica do veículo do que à automatização da tecnologia. Esse sistema está presente em todos os modelos Toyota novos e inclui controle eletrônico de estabilidade (Vehicle Stability Control), controle de tração (Traction Control), freios ABS (Anti-lock Brakes), distribuição eletrônica da força de frenagem (Electronic Brake-force Distribution) e assistência à frenagem (Brake Assist).
Embora ambos os sistemas melhorem a segurança dos carros Toyota, o Toyota Safety Sense é mais sofisticado e pode ter recursos que os concorrentes não possuem. Felizmente, a maioria dos modelos novos da Toyota, bem como muitos modelos usados recentes, já possui ambos os sistemas como padrão, não sendo necessário escolher entre um e outro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
