Toyota Yaris Cross é revelado e pode ser SUV híbrido para competir com o Hyundai Creta
A Toyota anunciou em abril um investimento milionário para modernizar a sua linha de montagem na cidade de Sorocaba, São Paulo, com o objetivo de produzir um novo modelo compacto. Embora ainda não tenha sido revelado qual será esse modelo, tudo indica que será o Yaris Cross que acaba de ser apresentado na Ásia, com opções híbrida e a combustão.
O SUV será produzido sobre a plataforma DNGA, que é utilizada em outros modelos da marca, tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 metros de distância entre-eixos na Indonésia. O design do Yaris Cross apresenta influências do RAV4 e do Corolla Cross, como o formato dos faróis e da grade frontal. Apesar disso, o painel do SUV apresenta algumas diferenças pontuais. Além disso, o Yaris Cross também oferecerá tecnologias como central multimídia, painel digital e ar-condicionado digital.
O motor do modelo será um 1.5 de quatro cilindros a gasolina e, nas versões mais caras, terá motor híbrido com transmissão CVT. A expectativa é que a produção do novo compacto gere 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota no interior de São Paulo (500 em Sorocaba e 200 em Porto Feliz). Caso isso se confirme, o Yaris Cross será o terceiro carro híbrido produzido no Brasil pela Toyota.

De início, o conjunto híbrido do SUV será importado do Japão. No entanto, a Toyota tem planos de nacionalizar os componentes para reduzir a dependência das importações e aumentar o índice de regionalização dos carros híbridos. O Yaris Cross, com visual inspirado no RAV4 e no Corolla Cross, pode ser a aposta da Toyota para disputar o mercado de SUVs híbridos no Brasil, concorrendo diretamente com o Hyundai Creta. A capacidade do porta-malas ainda não foi divulgada e as medidas podem sofrer alterações quando o modelo for lançado no Brasil.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
