Como fazer transferência de veículo com assinatura digital em São Paulo?
O Serviço de assinatura para transferências digitais de veículo de São Paulo, pode ser feito nos cartórios do estado. Confira muito mais sobre a seguir na nossa notícia do portal automotivo Agora Motor!
Este é mais um serviço que tem o intuito de garantir mais agilidade para quem faz transferências de veículos no processo de compra e venda. Pois, a partir de terça (18), foi disponibilizado no estado de São Paulo, a assinatura para realização de transferências de automotores de forma totalmente digitalizada via e-not Assina. A novidade já está disponível para veículos de carga e automóveis que possuem documento digital CRLV-e.
A assinatura é requirida para modelos que tenham o Certificado de Registro de Veículo Digital (CRVL-e), que é expedido de forma obrigatória em toda a nação brasileira desde janeiro de 2021, como registro, licenciamento, transferência, alteração de características, de categoria e remarcação de chassi de veículos, ou no caso de alteração de endereço e moradia.

Confira tudo sobre o IPVA SP 2023
A ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos digital), poderá ser executada digitalmente nos cartórios de São Paulo através do e-Not Assina, que é acessível também a partir da área do cidadão na página principal. Sendo extremamente importante lembrar que a assinatura digital é obrigatória e deve ser realizada a cada transação de venda ou de compra de automotores capacitados legalmente.
Guia do Conteúdo
Passo a passo da assinatura digital
Primeiramente você deve escolher o serviço ATPV-e no site oficial do Detran-SP, onde o usuário deverá optar por ATPV-e eletronicamente pelo site e-Not Assina. Depois de entrar na plataforma, o civil irá enviar um documento ATPV-e ao site, por meio de upload, em seguida o vendedor e comprador deverão assinar o documento. Caso não haja certificado digital notariado ambos poderão emiti-lo gratuitamente e de forma online em um Cartório de Notas de sua escolha.
Após fazer estes procedimentos, o Cartório de Notas irá encaminhar o documento para a Sefaz-SP, informando sobre a transferência do veículo. Deste modo, o comprador solicita a transferência, encaminhando o ATPV-e assinado para o site do Detran.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE, e muito mais em um só lugar!