O futuro do transporte público será com veículos elétricos! Veja!

Quando falamos de transporte público sempre imaginamos caos, aglomerações, atrasos, veículos em péssimas condições, e também muita poluição. Não é novidade para ninguém que nosso sistema de serviço de transporte público é caro e não é satisfatório. Mesmo caminhando a passos lentos, quase parando, a realidade é que esses transportes movidos com combustível à combustão sejam substituídos por veículos movidos à energia elétrica. 

Com o aumento de todo o setor elétrico, o transporte público também não podia ficar de fora. Ou seja, ele passará por esta mudança também. 

Guia do Conteúdo

Números pelo mundo

transporte público
Foto: Reprodução

Vários países têm implementado os veículos elétricos como uma alternativa econômica, sustentável, moderna e segura. Alguns países da China, Estados Unidos, Europa e América do Sul são referências para veículos elétricos. A China, o maior mercado automotivo do mundo, produzirá mais de 8 milhões de veículos elétricos até 2028, ante 1 milhão no ano passado, segundo a empresa global de dados LMC Automotive.

Aqui, seria injusto dizer que não há movimento. Os primeiros carros elétricos circulam no Brasil desde 1981. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o país possui 77.259 veículos elétricos e comerciais leves. No ano passado, o Brasil teve os melhores resultados com 34.990 unidades vendidas. 

Esses números mostram o crescimento do mercado e as novas atitudes dos consumidores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Atualmente, a cidade de São Paulo tem 18 ônibus movidos a bateria circulando nas ruas, que funcionam com energia limpa e não agridem o meio ambiente, segundo a SPTrans, empresa de planejamento e gestão de transporte público.

Na cidade de Campinas-SP algumas unidades de ônibus à energia elétrica estão circulando e realizando testes. A cidade foi escolhida haja visto que a BYD Brasil (empresa montadora de veículos elétricos) possui sede na cidade e realiza testes com seus modelos antes de comercializá-los. 

Recentemente noticiamos que a BYD distribuiu sua primeira unidade de viatura da Polícia movido à energia elétrica. Ou seja, as empresas estão com os olhos voltados para o transporte público e todo setor para poder implementar veículos elétricos o quanto antes.

A viatura que a BYD entregou e está em testes está em uso da Polícia Militar da Bahia, o modelo é um sedã da marca onde sua motorização é totalmente elétrica e este modelo fará parte da frota que realiza rondas ostensivas por toda capital baiana.

E você já andou em algum transporte elétrico? Qual foi sua experiência? Conte-nos nos comentários do Agora Motor.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário