O futuro do transporte público será com veículos elétricos! Veja!
Quando falamos de transporte público sempre imaginamos caos, aglomerações, atrasos, veículos em péssimas condições, e também muita poluição. Não é novidade para ninguém que nosso sistema de serviço de transporte público é caro e não é satisfatório. Mesmo caminhando a passos lentos, quase parando, a realidade é que esses transportes movidos com combustível à combustão sejam substituídos por veículos movidos à energia elétrica.
Com o aumento de todo o setor elétrico, o transporte público também não podia ficar de fora. Ou seja, ele passará por esta mudança também.
Guia do Conteúdo
Números pelo mundo

Vários países têm implementado os veículos elétricos como uma alternativa econômica, sustentável, moderna e segura. Alguns países da China, Estados Unidos, Europa e América do Sul são referências para veículos elétricos. A China, o maior mercado automotivo do mundo, produzirá mais de 8 milhões de veículos elétricos até 2028, ante 1 milhão no ano passado, segundo a empresa global de dados LMC Automotive.
Aqui, seria injusto dizer que não há movimento. Os primeiros carros elétricos circulam no Brasil desde 1981. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o país possui 77.259 veículos elétricos e comerciais leves. No ano passado, o Brasil teve os melhores resultados com 34.990 unidades vendidas.
Esses números mostram o crescimento do mercado e as novas atitudes dos consumidores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Atualmente, a cidade de São Paulo tem 18 ônibus movidos a bateria circulando nas ruas, que funcionam com energia limpa e não agridem o meio ambiente, segundo a SPTrans, empresa de planejamento e gestão de transporte público.
Na cidade de Campinas-SP algumas unidades de ônibus à energia elétrica estão circulando e realizando testes. A cidade foi escolhida haja visto que a BYD Brasil (empresa montadora de veículos elétricos) possui sede na cidade e realiza testes com seus modelos antes de comercializá-los.
Recentemente noticiamos que a BYD distribuiu sua primeira unidade de viatura da Polícia movido à energia elétrica. Ou seja, as empresas estão com os olhos voltados para o transporte público e todo setor para poder implementar veículos elétricos o quanto antes.
A viatura que a BYD entregou e está em testes está em uso da Polícia Militar da Bahia, o modelo é um sedã da marca onde sua motorização é totalmente elétrica e este modelo fará parte da frota que realiza rondas ostensivas por toda capital baiana.
E você já andou em algum transporte elétrico? Qual foi sua experiência? Conte-nos nos comentários do Agora Motor.
