Tributar carros elétricos importados, pode acabar com os elétricos no Brasil, diz ABVE!
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) manifestou sua insatisfação em relação aos planos do governo de voltar a cobrar o Imposto de Importação para carros elétricos e híbridos no Brasil.
A entidade, que representa as montadoras que vendem veículos elétricos no país, acredita que o fim da isenção pode ser uma atitude precipitada.
Guia do Conteúdo
Tributar carros elétricos importados é um erro, diz ABVE
De acordo com Ricardo Bastos, presidente da ABVE, a reintrodução desse imposto pode encarecer os carros eletrificados e ainda atrasar o desenvolvimento desse setor, com o adiamento de investimentos. Ele argumenta que isso seria contraproducente em relação ao objetivo do governo de incentivar a produção local de carros com tecnologia e energia limpa.

Bastos ressalta que, nesse momento em que o mercado de veículos elétricos está em crescimento, as montadoras estão fazendo planos para aumentar a oferta de modelos e realizar novos investimentos. Qualquer mudança nas regras agora poderia adiar essas decisões de investimento que ainda não foram anunciadas.
No entanto, a ABVE não é contra a tributação em si, mas acredita que ela não deve ser implementada agora, quando as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in representam apenas 1,7% do mercado (ou 0,5% quando consideramos apenas os veículos elétricos a bateria). A entidade sugere que a cobrança seja retomada quando essa participação chegar a 5%, o que está previsto para ocorrer em 2025.

É importante destacar que, nesse patamar de 5%, o crescimento das vendas de carros elétricos e híbridos plug-in ganha impulso significativo, conforme demonstrado por experiências internacionais e estudos sobre a adoção de novas tecnologias, que mostram um maior conhecimento do público e uma melhor oferta de infraestrutura.
Bastos também mencionou o aumento das vendas pelas marcas chinesas Caoa Chery, BYD e GWM, que são as três principais emplacadoras de carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos no Brasil.
Atualmente, as vendas de veículos eletrificados representam apenas 2% do mercado brasileiro. Segundo Bastos, esse número não pode ser considerado como invasão.

Ele destaca que a isenção do imposto de importação tem atraído anúncios de investimentos e que voltar com essa cobrança agora seria desperdiçar todos os esforços que o Brasil tem feito em relação à eletrificação, não apenas das montadoras, mas também dos fornecedores, como as indústrias de baterias e carregadores.
A declaração de Bastos é uma resposta ao comentário do secretário de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira.
Em uma entrevista à Reuters publicada na última sexta-feira (15), Moreira confirmou a volta do imposto de importação, justificando a necessidade de estimular a produção local de carros com tecnologia e energia limpa, uma vez que diversos países têm adotado políticas protecionistas nesse campo.

A data exata para a implementação dessa nova medida ainda está em debate e aguarda a definição do vice-presidente e ministro da pasta, Geraldo Alckmin, de acordo com o secretário. No entanto, fontes do setor adiantam que o anúncio será feito até o fim deste mês.
Vale ressaltar que a isenção do imposto de importação para carros elétricos e híbridos foi anunciada há cinco anos, sem uma data definida para o seu término. Atualmente, as alíquotas desse imposto são de 0% para veículos elétricos e de até 4% para híbridos, enquanto os veículos equipados com motor de combustão interna pagam 35%.
Apesar disso, empresas como GWM e BYD já haviam anunciado seus investimentos para começar a produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil. A GWM tem previsão de início em maio de 2024 em Iracemápolis, interior de São Paulo, enquanto a BYD iniciará sua produção em Camaçari (BA) no início de 2025.
Não deixe passar a oportunidade de se manter atualizado sobre as últimas novidades e lançamentos do mercado automotivo! O blog Agora Motor disponibiliza conteúdos e notícias diárias, bem como uma Tabela Fipe para verificar os preços dos veículos. Acesse agora mesmo e fique por dentro de tudo!
