10 truques em anúncios de carros usados que usam para te enganar

Ao procurar por carros usados, é comum encontrar anúncios que prometem um veículo em “ótimo estado”, “completo” e de “único dono”. No entanto, é importante ter paciência e atenção na hora de escolher a melhor oferta, pois muitas vezes essas palavras podem esconder armadilhas e problemas.

É necessário ter sensibilidade para desvendar o real significado por trás das fotos e frases de efeito, evitando assim dores de cabeça e prejuízos financeiros no futuro. Saiba aqui 10 truques em anúncios de carros usados que usam para te enganar.

As principais dicas para quando for comprar um carro novo ou usado

As fotos são uma ferramenta importante para quem está procurando um carro usado em anúncios, mas é preciso ter cuidado na hora de avaliá-las. Por vezes, as imagens podem não refletir o estado real do veículo, o que pode fazer com que o comprador perca tempo e dinheiro ao se deslocar até a loja.

10 truques em anúncios de carros usados que usam para te enganar
Saiba aqui dos 10 truques em anúncios de carros usados que usam para te enganar – Fonte/Reprodução: original.

Por isso, é importante verificar todos os detalhes com cautela e, se possível, solicitar mais fotos para ter certeza do que está sendo anunciado. Assim, é possível evitar surpresas desagradáveis e fazer uma compra mais segura.

Ao procurar por um carro usado, é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis problemas futuros. Um dos primeiros passos é analisar as fotos do veículo no anúncio. É necessário verificar se as fotos foram tiradas durante o dia e se a carroceria é mostrada por inteiro, evitando anúncios com imagens em ambientes escuros ou com partes do carro escondidas.

Cuidados ao se comprar carros usados

Além disso, é importante observar detalhes como reflexos nas laterais para identificar possíveis ondulações na lataria ou portas desalinhadas. Anúncios com fotos grandes e variadas são uma boa opção, pois isso pode ser um indicativo de que o proprietário não tem nada a esconder.

Ao telefonar, cheque se o veículo contém tudo aquilo que foi divulgado. Não é raro o comprador inspecionar o automóvel ao vivo e ouvir o vendedor dizer depois que o espelho elétrico ou o ABS que estava anunciado foi um engano de alguém da loja.

Preços de carros usados

Cuidado também com preços. “O comprador deve ficar atento aos preços abaixo do mercado com a justificativa de que são frutos de sorteio, herança ou brinde. Essas são algumas das artimanhas usadas para explicar preços imperdíveis”, diz Rocha. “E desconfie de ofertas de quem diz ser funcionário de fabricantes. Pode ser um golpe (leia mais ao lado).”

10 truques em anúncios de carros usados: fique atento!

Saiba abaixo como ficar atento aos 10 truques em anúncios de carros usados que usam para te enganar!

Único dono ou carro de diretoria

“O carro ter um único dono ou ter sido usado pela diretoria de uma grande empresa não quer dizer que ele esteja em bom estado”, diz o gerente de vendas Carlos Roberto da Costa, há sete anos no mercado de usados. Para confirmar se o veículo teve um só dono, verifique se o nome que consta na nota fiscal ou no manual do proprietário é o mesmo que está na documentação atual.

Há, inclusive, um tipo de golpe desse tipo.

Baixa quilometragem

É importante que o cliente fique atento à quilometragem do veículo que está interessado em comprar, pois, atualmente, ela não é mais sinônimo de um carro novo. De acordo com Julio Cesar Cassandro, um experiente profissional do mercado automotivo há 19 anos, é necessário desconfiar sempre da quilometragem apresentada pelo vendedor.

Baixa quilometragem
Sempre checar o hodômetro – Fonte/Reprodução: original.

Existem casos em que a quilometragem pode ter sido adulterada ou até mesmo o veículo pode ter passado por uma reforma completa, o que pode acabar enganando o comprador. Portanto, é preciso estar atento e fazer uma avaliação minuciosa antes de fechar o negócio.

Como não dá para confiar no hodômetro, cheque in loco se o desgaste dos pedais, dos bancos e do revestimento do volante está de acordo com a quilometragem.

Veja os pneus

Se a loja diz que o carro tem 20.000 km, eles não deveriam estar novos nem muito gastos, já que na média eles duram de 40.000 a 60.000 km.

Contador digital também pode ser violado, mas o registro fica na central eletrônica. Hodômetros digitais são facilmente adulteráveis e é possível descobrir a quilometragem real do veículo verificando as revisões no manual ou conectando-o a um scanner oficial da marca.

A placa dianteira riscada pode indicar que o carro já rodou mais de 50.000 km. Em caso de dúvida, é recomendado levar o veículo a uma autorizada para acessar a quilometragem original.

Procedência garantida

Apesar de uma pesquisa não mostrar alertas de furto ou multas atrasadas, há risco de clonagem de carros. Para comprovar a boa procedência, é necessário fazer uma vistoria técnica em empresa confiável e evitar laudos falsos.

Retoque na maquiagem

Carros antigos com pinturas brilhantes podem ter sido disfarçados com ceras coloridas para esconder repinturas malfeitas, o que pode passar despercebido até a próxima lavagem do veículo.

Cera

Para descobrir truques em carros usados, é necessário prestar muita atenção na carroceria e procurar por riscos que podem estar escondidos pela cera. Muitas vezes, os vendedores tentam esconder imperfeições no carro usando cera e outros produtos de polimento.

No entanto, se você olhar com cuidado e encontrar riscos ou arranhões, pode ser um sinal de que o carro foi maltratado ou sofreu algum tipo de acidente. Por isso, é importante verificar cuidadosamente o veículo antes de fazer uma compra, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Lavagem de motor

Lavar o motor do carro para disfarçar vazamentos é comum. É melhor comprar um carro com motor sujo de poeira e terra, indicando que nunca foi aberto. Além disso, as fábricas não recomendam lavar o motor periodicamente devido ao risco de danificar componentes eletrônicos.

Impecável!

Ao comprar um carro usado, é importante verificar se há amassados nas portas, rodas arranhadas e para-choques riscados. Os bancos devem estar limpos e sem rasgos, e o banco traseiro não deve estar afundado, indicando que foi usado como carro de aplicativo.

O painel e revestimento de portas não devem ter riscos ou descolorações, e é importante verificar o estado da tampa do airbag do passageiro. Se o vendedor não responder alguma pergunta, desconfie.

A tal carga no ar-condicionado

O gás do ar-condicionado não precisa ser trocado por tempo ou quilometragem, mas sim somente quando há um defeito no sistema que faz com que ele vaze. Portanto, é necessário verificar se há outros problemas que podem estar causando o mau funcionamento antes de simplesmente recarregar o gás.

Uma boa oficina vai cobrar por um fluido visível que indicará o vazamento e descobrirá por onde o gás sai. Aí pode ser desde a troca de uma peça, que pode ser uma junção barata ou mesmo a condensadora, que custa caro, e uma eventual solda não custa barato. E no final, aí sim, precisará de uma carga de gás. É por tudo isso que o vendedor não fez o conserto.

Debaixo do tapete

Lojistas usam óleo para mascarar rangidos da suspensão nos carros. Por isso, é importante verificar o veículo em um elevador antes de comprar, já que manchas de óleo no assoalho podem indicar problemas mais graves.

Levou um couro

O desgaste do couro no volante e alavanca em carros usados pode indicar que o veículo tem uma quilometragem maior do que aparenta ou peças de baixa qualidade.

É comum que algumas marcas como Fiat e Volkswagen utilizem essa estratégia para esconder o excesso de uso, que geralmente passa dos 60.000 km.

CheckList para se comprar um dos carros usados e não cair em golpes

Conheça aqui uma CheckList sobre o que você deve fazer ao ir comprar um carro usado:

  1. Leia atentamente o anúncio e anote os itens disponíveis. Tente ver nas fotos qual é o estado da lataria e do interior.
  2. Pesquise em outros anúncios e nas tabelas de usados qual é o preço adequado para o veículo em vista. Pode ajudá-lo a conseguir um bom desconto ou a descobrir que o preço anunciado está justo ou até baixo demais.
  3. Faça uma pesquisa sobre o site ou sobre a loja que vende o carro.
  4. Questione o vendedor sobre levar um mecânico de confiança ao local ou o veículo até um serviço de vistoria técnica. Se ele confia no carro que tem, não deve se opor.
  5. Pergunte se há o manual com as revisões carimbadas. Atesta que o carro foi bem mantido durante a garantia.
  6. Peça placa e Renavam para checar no site do Detran local se há multas, restrições ou taxas em atraso.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Honda WR-V acirra concorrência e oferece garantia de seis anos

O relançamento do WR-V, no Brasil ausente desde 2022, abriu uma nova frente para a…

Fernando Calmon
Notícias Nova picape da BYD promete rivalizar com a Fiat Toro e surpreende no design

A BYD está prestes a ampliar sua presença no mercado brasileiro com uma novidade que…

Gabriel Schmoller
Notícias Ficha técnica do Song Pro 2026 revela queda de preço e nova autonomia

A ficha técnica do Song Pro 2026 já começa com uma excelente notícia para quem…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Kicks Play Active tem desconto surpreendente e parcelas baixas

O Nissan Kicks Play Active está sendo oferecido com uma das condições mais atrativas do…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat impressiona e lança Pulse Abarth Stranger Things com detalhes secretos da Netflix

A Fiat surpreende com o lançamento do Pulse Abarth Stranger Things, uma edição especial criada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário