Última parcela do IPVA MS 2023 tem que ser paga até o fim de maio

A quinta e última parcela do IPVA 2023 em Mato Grosso do Sul tem data limite para pagamento até dia 31 de maio. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma importante fonte de arrecadação para o desenvolvimento do Estado e dos municípios. Metade dos valores arrecadados são destinados às prefeituras das cidades onde o veículo foi emplacado, auxiliando nos investimentos locais.

Para quem não recebeu ou perdeu o boleto de pagamento, a segunda via pode ser acessada pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva. É necessário lembrar que esse imposto é obrigatório e o não pagamento dentro do prazo estabelecido acarreta em multas e juros.

Neste ano, todos os débitos estaduais, incluindo o IPVA, podem ser pagos por meio do PIX, sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite operações financeiras em tempo real. A iniciativa da Secretaria de Estado de Fazenda visa desburocratizar e facilitar o acesso, além de agilizar as transações financeiras.

Última parcela do IPVA MS 2023 tem que ser paga até o fim de maio
Última parcela do IPVA MS 2023 tem que ser paga até o fim de maio

Ao optar pelo pagamento via PIX, o prazo para baixa do débito é reduzido para no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo. Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta em instituição financeira ou instituição de pagamento pode realizar essa transação. Isso inclui os bancos digitais, desde que sejam participantes do PIX.

Porém, é importante destacar que existem regras determinadas pelo Banco Central em relação ao limite de horário e valor para a realização das transações financeiras. O pagamento via PIX consta no contrato de prestação de serviço firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.

Portanto, a última parcela do IPVA 2023 em Mato Grosso do Sul deve ser quitada até 31 de maio e a segunda via pode ser solicitada pelo canal de atendimento online. Além disso, o PIX é uma opção para pagamento dos débitos estaduais, incluindo o IPVA, agilizando as transações financeiras em tempo real.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário