Veja este vídeo de um cara usando um Comuta Car de 1980 com motor de uma moto Hayabusa!

Dizer que os carros elétricos em 2023 percorreram um longo caminho é um eufemismo. Embora marcas como Tesla, Rivian e Hyundai sejam elegantes e modernas, há apenas algumas décadas, os carros elétricos eram muito diferentes, como o Comuta Car, um carro minúsculo.

Se você é do tipo que gosta de canais DIY (Do It Yourself, Faça Você Mesmo) no YouTube, saiba que há um carro elétrico caseiro de Simone Giertz, o Cheese Louise, muito semelhante a um modelo elétrico dos anos 70.

Conheça o Comuta Car, o carro elétrico produzido após a falência da Sebring-Vanguard CitiCar

Caso você já tenha visto aquele veículo compacto de design peculiar, é provável que esteja se referindo ao Sebring-Vanguard CitiCar. Essa empresa foi a responsável por conceber esse modelo de carro elétrico.

Porém, o Comuta Car que aparece neste vídeo foi produzido um pouco mais tarde, no início dos anos 80, após a falência da empresa original. Os direitos do design foram adquiridos por outra companhia, mas essa é uma história complexa que não será abordada neste texto.

Por que estamos falando sobre um carro no RideApart?

Veja este vídeo de um cara usando um Comuta Car de 1980 com motor de uma moto Hayabusa!
O Comuta Car e a Hayabusa – Fonte/Reprodução: Vídeo.

Se você adivinhou que é porque alguém decidiu trocar um motor de moto nele, acertou. Enquanto Simone Giertz se divertiu transformando seu CitiCar em uma cunha de queijo elétrica, Vasily Builds, do YouTube, comprou seu Comuta Car com a intenção total de trocar o motor por uma Suzuki Hayabusa.

A emocionante jornada de Vasily para buscar um Comuta Car na Virgínia Ocidental

Vasily está baseado no Tennessee, e ele diz que dirigiu sete horas cada caminho até a Virgínia Ocidental para buscar este Comuta Car.

Este é apenas o primeiro vídeo da série e nele é abordado desde o processo de levar o Comuta Car para casa, até fazê-lo funcionar com seu motor elétrico padrão, testá-lo em terrenos off-road contra um Honda Acty kei truck e começar a pensar em como encaixar o motor ‘Busa na parte traseira.

Algumas mudanças físicas serão necessárias, pois o quadro do Comuta Car é aparentemente de alumínio. Felizmente, Vasily tem experiência anterior em fabricação, o que pode ajudar no processo.

Especificações do motor da Comuta Car e planos de substituição

O motor em questão é um bloco de quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido, com 1.298cc de capacidade. Quando novo, ele alegava gerar 175 cavalos de potência a 9.800 rpm e 14 kgfm de torque a 7.000 rpm. Na motocicleta, ele era acoplado a uma caixa de câmbio de seis marchas, mas Vasily não indicou o que planeja fazer em relação à troca de marchas com sua substituição no Comuta Car.

Montando um motor de Hayabusa em um Comuta Car: desafios físicos e modificações necessárias

Isso provavelmente se deve ao fato de ele estar preocupado principalmente com o desafio físico de como montar o motor Hayabusa na parte traseira do Comuta Car, como mostrado no final deste vídeo. As modificações no chassi e na suspensão que ele terá que realizar também são grandes desafios.

Como ele está trocando de energia elétrica para energia a gasolina, ele também precisará acomodar um tanque de combustível em algum lugar. Embora ele explique brevemente algumas das maneiras pelas quais o Hayabusa é seriamente modificado, ainda não está claro se ele planeja usar o tanque de combustível do Hayabusa ou algo mais para esse fim.

Diferença de peso entre Hayabusa e Comuta Car é fator a ser considerado em projeto de Vasily

Outro fator a ser considerado é a diferença no peso do veículo. Uma Hayabusa Gen One pesa em torno de 249 kg, com o tanque cheio e pronta para andar. Enquanto isso, o Comuta Car pesa cerca de 635 kg. Embora isso seja quase nada para um carro, é mais do que o dobro do peso da Hayabusa.

Mesmo considerando que parte do peso será perdido com a remoção do motor elétrico e das baterias, não está claro quanto peso será economizado (se é que haverá alguma economia) assim que o motor Hayabusa, a célula de combustível e outras peças forem instaladas na construção de Vasily.

Não sabemos como o projeto vai terminar, mas Vasily tem muitas séries de construção em seu canal se você quiser ter uma ideia do seu estilo de projeto. Parece que ele está interessado em trocar basicamente qualquer coisa com um motor – de motos a carros, de kart a barcos. Há até mesmo um cortador de grama lá, então estamos ansiosos para ver como este projeto vai progredir.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário