Uno da Toyota? Sim, ele existe, e é um caminhão de hidrogênio!
A Toyota apresentou o Uno, um equipamento agrícola de utilidade (UTR) movido a hidrogênio, que tem a capacidade de mover cargas de até 120.000 lbs (~54.000 kg). Essa opção ecologicamente correta pode ser utilizada em pátios de carga em todo o mundo.
O veículo foi exibido em 2019 no Porto de Los Angeles e desde então passou por diversos testes. Agora, está sendo utilizado no Centro de Distribuição de Peças da Toyota em Torrance, Califórnia, para transportar um tipo diferente de carga.
O Uno usa o mesmo sistema básico do Toyota Mirai movido a hidrogênio, porém foi atualizado para transportar cargas muito maiores. A Toyota poderia atuar como fornecedora Tier 1 dos trens motrizes movidos a células combustíveis movidas a hidrogênio para outros fabricantes.

Os engenheiros da Toyota estão trabalhando em um novo trem de força elétrico a célula de combustível para UTRs com mais desempenho. “Os resultados dessas melhorias serão uma versão muito mais capaz do UTR movido a hidrogênio, aproximando-o ou, em alguns casos, até mesmo superando o desempenho dos trens motrizes intensivos em carbono que eventualmente substituirá”, disse o engenheiro da Toyota Dallas Fox.
A tecnologia utilizada pela Toyota na fabricação do Uno é inovadora e sustentável. A iniciativa das 16 diferentes programas-piloto no Porto de Los Angeles pode ser um grande avanço para a redução da emissão de gases poluentes no setor de transporte de carga.
A possível atuação da Toyota como fornecedora Tier 1 dos trens motrizes movidos a células combustíveis movidas a hidrogênio para outros fabricantes mostra que essa tecnologia tem um grande potencial para alcançar ainda mais mercado.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
