Validação da CNH: conheça diferentes formas de fazer
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser validada de forma digital através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para dispositivos Android e iOS. Para validar a carteira, é necessário baixar o aplicativo e se cadastrar com informações pessoais e senha. Após ativar a conta por e-mail, o usuário pode escolher entre três opções para validar sua CNH: Reconhecimento facial e QR code, Certificado Digital, ou Validação Presencial.
Validação pelo reconhecimento facial e QR code

Para realizar a validação através do reconhecimento facial e QR code, o usuário deve ter a CNH impressa em mãos e seguir as instruções do aplicativo. Selecionando a opção “Validação pelo celular”, é necessário permitir que o aplicativo acesse a câmera do celular e apontá-la para o QR code da CNH. Em seguida, realizar o reconhecimento facial direcionando a câmera frontal do celular para o rosto. Caso algo dê errado, é possível repetir o processo até 4 vezes.
Validação com certificado digital
Na validação com certificado digital, o usuário deve pagar pela emissão do certificado no site do Serpro. Em seguida, deve acessar o Portal de Serviços do Denatran com seu certificado digital. Selecionando as opções “Usuário” e “Meus Dados”, deve atualizar pendências com os dados solicitados (número de registro da CNH, número de segurança da CNH e data de nascimento). Na página de ativação no menu “Aplicativos”, o usuário deve confirmar seus dados e clicar em “Ativar”.
Validação presencial
Caso nenhum dos processos anteriores funcione, ainda é possível validar a carteira sem utilizar QR code ou certificado digital. Neste caso, o usuário deve comparecer ao Detran com o celular onde o aplicativo está instalado e agendar um horário em uma unidade de atendimento. Um atendente guiará a validação da CNH.
Independente do método escolhido para validar a carteira, é necessário cadastrar uma chave de acesso de quatro dígitos que protegerá os documentos digitais. É possível também permitir o acesso por impressão digital. A CNH digital é válida em todo o território nacional e pode ser apresentada aos agentes de trânsito através do celular. Em caso de perda ou roubo do celular, é possível bloquear o acesso à conta no aplicativo. Entretanto, em caso de bloqueio por tentativas incorretas consecutivas da chave de acesso, será necessário comparecer ao Detran para desbloqueio.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
