Qual é a validade de um pneu? Mesmo rodando pouco ele estraga?
Os pneus realmente estragam, e sim eles tem validade, e quem nega estes fatos extremamente importantes, são considerados irresponsáveis, os pneus contam com uma porcentagem enorme para a segurança do seu veículo durante o uso do veículo. Entenda muito mais sobre este tema.
Guia do Conteúdo
Validade de um pneu? Entenda agora!
Vamos lá! Um pneu, ou melhor os pneus tem sim validade, o composto da borracha pode ressecar, oxidar, e ficar rígido, e dessa forma ele perde uma grande parte de sua funcionalidade, já que ele gera fissuras e rachaduras dentre os sulcos de sua estrutura.
Mas no que isso afeta? Bom, conforme você anda com o seu carro, o atrito do pneu com o asfalto faz com que ele esquente, e como estamos falando de borracha, essas fissuras podem auxiliar com o rompimento do composto de borracha, fazendo com que o pneu possa estourar, colocando a vida das pessoas em risco. Desta maneira podemos falar com clareza que os pneus possuem sim um prazo, não de decomposição, sendo uma idade extremamente alta, mas sim de uso e eficácia.

Confira três dicas e cuidados para revisar os pneus antes de viajar!
Logo você deve ficar muito atento a sua estrutura, pois mesmo rodando pouco ele pode sim estragar, lembre-se que ao andar com ele em uma rodovia, ele vai estar em contato com diversos materiais, além do asfalto quente ele pode entrar em contato com óleos, gasolina, detergentes, ácidos, minerais, dentre outras coisas que podem acelerar mito o seu processo de oxidação.
No geral podemos afirmar que segundo o que é apresentado no DOT, que há, sim, validade de um pneu, sendo de 10 anos ou de 5 dependendo da qualidade dele, ou de suas especificações apontadas por especialistas, mas o certo é sempre respeitar a validade de cinco anos, o mesmo vale para o estepe. Confira também as especificações apontadas pela marca dos seus pneus, se eles forem da Pirelli ou de outra marca, veja estas informações sobre ele no portal ou no manual do pneu!
E aí o que você achou do nosso artigo sobre a validade de um pneu? Deixe a sua opinião, e acesse o nosso portal Agora Motor!
