Veículo híbrido ou elétrico: Qual o mais ecológico?

O veículo híbrido que é capaz de utilizar combustíveis renováveis, tais como etanol ou biodiesel, são muito mais sustentáveis do que os automóveis puramente elétricos, já que minimizam as emissões de gases de efeito estufa e diminuem a necessidade de fontes de energia não renováveis. Mas porque tem essa diferença? Saiba mais á seguir!

Veículo híbrido : a opção mais sustentável que os elétricos?

Conforme informações do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), o veículo híbrido flex pode emitir uma quantidade de CO2 até 70% menor do que os carros movidos a gasolina e até 50% menos do que os carros elétricos.

Veículo híbrido ou elétrico: Qual o mais ecológico?
Veículo híbrido ou etanol, quem vale mais á pena? – Fonte/Reprodução: original.

Esses carros também possuem maior autonomia e flexibilidade, podendo se ajustar às diversas condições de abastecimento e demanda.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os veículos híbridos flex têm a capacidade de percorrer até 1000 km sem precisar de reabastecimento, enquanto os carros elétricos possuem uma média de autonomia de 300 km.

Os carros elétricos, por outro lado, dependem da geração de eletricidade a partir de fontes limpas e renováveis, o que nem sempre é possível ou viável. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), apenas 45% da matriz elétrica brasileira é composta por fontes renováveis, sendo que a maior parte vem de hidrelétricas, que também causam impactos ambientais e sociais.

Produção de baterias para carros elétricos pode trazer consequências negativas ao meio ambiente!

A fabricação de baterias para carros elétricos pode ter impactos negativos no meio ambiente, como a extração de metais raros e a eliminação de resíduos.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a demanda por minerais como lítio, cobalto e níquel pode aumentar em até 20 vezes até 2030, devido ao aumento do uso de veículos elétricos, o que pode levar à escassez desses recursos e à exploração de áreas sensíveis.

Portanto, os carros híbridos que usam combustíveis renováveis são uma opção mais econômica e ambientalmente amigável do que os carros elétricos tradicionais.

A matriz energética sustentável do Brasil e a recarga das baterias!

A recarga das baterias depende da fonte de energia elétrica utilizada. No Brasil, a matriz energética é considerada uma das mais sustentáveis do mundo, já que a maior parte da geração de energia vem de hidrelétricas.

No entanto, no Brasil existem diversas fontes de energia utilizadas em sua matriz energética. Algumas dessas fontes não são renováveis, como as termoelétricas, que podem representar até 40% do total em determinados períodos.

As termoelétricas são plantas de energia que geram eletricidade queimando combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou óleo diesel. Essas fontes são consideradas não renováveis porque se esgotam com o tempo e têm impactos ambientais negativos, como a emissão de gases de efeito estufa e a poluição do ar.

A utilização das usinas termoelétricas e seus fatores determinantes no Brasil!

A utilização de usinas termoelétricas pode variar de acordo com vários fatores, como a demanda por energia, a disponibilidade de outras fontes de energia, como hidrelétricas e eólicas, e os custos de operação das usinas.

Normalmente, as termoelétricas são usadas para complementar a oferta de energia ou para evitar a falta dela, como em períodos de seca em que os reservatórios das hidrelétricas estão baixos. No entanto, é importante lembrar que parte da energia disponível na rede elétrica vem de fontes não renováveis, independentemente da estação do ano.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Volkswagen oferece descontos em seus carros para outubro: confira os preços imperdíveis

A Volkswagen iniciou o mês de outubro de 2025 com uma estratégia agressiva para atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan Kicks PCD por R$ 89 mil e financiamento zero

O Nissan Kicks Play Active 2025 retorna ao destaque no mercado voltado ao público PCD….

Gabriel Schmoller
Notícias O carro automático mais barato do Brasil: o único por menos de R$ 70 mil

No mercado brasileiro, encontrar um carro automático mais barato é um verdadeiro desafio. Entre os…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Tiggo 7 Pro híbrido tem queda de preço: não perca essa oportunidade

O novo Tiggo 7 Pro híbrido chegou com uma estratégia agressiva da CAOA Chery em…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross atropela o Chevrolet Tracker? Veja quem realmente leva a melhor

A disputa entre Toyota Yaris Cross e Chevrolet Tracker promete agitar o mercado nacional de…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário