Vendas de 0km: Carros eletrificados tem alta de mais de 50% em 2023
No mês de abril deste ano, as vendas de carros leves eletrificados 0km no Brasil alcançaram um total de 4.793 unidades, o que representa um crescimento expressivo de 53,5% comparado com o mesmo período do ano anterior, quando foram vendidas apenas 3.123 unidades. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e demonstram uma tendência que vem sendo observada ao longo de todo o ano de 2023.
No acumulado do ano, já foram emplacados 19.579 carros leves eletrificados, ou seja, um aumento significativo de 51% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou apenas 14.989 unidades. Além disso, é válido destacar que a quantidade de vendas do quadrimestre encerrado em abril deste ano é bem próxima ao número registrado durante todo o ano de 2020.
Apesar da queda nos emplacamentos em abril, comparado com março deste ano – uma redução de 20% – é importante destacar que isso se deve ao fato de que abril teve cinco dias úteis a menos. Os carros híbridos elétricos com recarga externa (PHEV) foram os mais vendidos no mês, com um total de 1.304 unidades, o que representa um aumento expressivo de 106% em relação a abril do ano passado (634).

Os veículos com tração elétrica sem recarga externa (HEV) atingiram a marca de 2.925 unidades vendidas em abril, com um aumento de 44% comparado com o mesmo período do ano anterior (2.028). Já os veículos elétricos a bateria (BEV) registraram 564 emplacamentos no mês, um aumento de 22% em relação a abril de 2022 (461).
Guia do Conteúdo
Toyota lidera as vendas
Entre as marcas, a Toyota liderou as vendas de carros leves eletrificados, com 1.613 unidades vendidas, seguida pela Caoa Chery com 954 e a Volvo com 473. O ranking dos dez carros elétricos mais vendidos em abril foi liderado pelo Corolla Cross (HEV) com 1.037 unidades vendidas, seguido pelo Corolla Altis (HEV) com 529 unidades e o Tiggo 5X (HEV) com 429 unidades.
Os dados apontam para uma tendência clara de crescimento nas vendas de carros leves eletrificados no Brasil, o que reflete o interesse crescente dos consumidores por tecnologias sustentáveis e eficientes. O aumento na oferta de modelos e a maior conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos desses veículos são fatores que contribuem para o crescimento contínuo no setor automotivo brasileiro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
