Vendas de Carros 0km caem 15,04% no 1º semestre, mas as Motos crescem 23,07%!
Por mais que o mercado automobilístico seja forte, foi registrado uma queda de 15,04% no primeiro semestre de 2022, já o de motocicletas tem um evidente crescimento de 23,07%. Confira agora!
Os emplacamentos 0km caíram drasticamente no primeiro semestre de 2022 no Brasil. Tendo como parâmetro comparativo o mesmo período do ano passado confirmamos que, a diferença de unidades vendidas foi de: 683.173 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2022 e de 804.141 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2021. Acrescentando assim uma diferença real de 120.968 unidades emplacadas a menos que o primeiro semestre de 2021.
Estas informações foram exibidas e divulgadas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) agora dia 05/07, terça-feira!
Só o mês de junho registrou uma queda significativa de -4,21% perante o mês anterior. Foram emplacadas 133.587 unidades no último mês do semestre comparado a 139.465 unidades do quinto mês do semestre.

Podemos contar com inúmeros fatores para os tais ocorridos. De um ponto de vista geral civil e comum, aponta-se que essas quedas se devem pelos altos índices de preços dos combustíveis, fazendo com que as pessoas ligeiramente optem por comprar motos que se tornam muito mais econômicas e baratas. Refletindo assim a alta de 23,07% de vendas do segmento de motocicletas.
Agora visto de um ponto profissional, apresentado pelo presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, diz que a redução se deu pelo fato do 1º semestre contar com menos dias úteis, o mesmo afirma dizendo “E um dia a menos representa 5% do faturamento do nosso setor”. Outro fator se deve pelas dificuldades na aquisição de peças devido a uma crise que assola o segmento.
O Andreta positivamente afirma que “O histórico de crescimento das vendas no segundo semestre é de 13% e neste ano temos o sistema Renave para carros usados” assim imagina-se que muitos vendedores atuantes ilegais no mercado vão legalizar suas vendas, contribuindo muito para o aumento de vendas no País.
Um fator interessante é o aumento de 23,07% de vendas do segmento de motocicletas, como já foi exposto acima nesta notícia. Como parâmetro comparativo se utiliza o mesmo período do ano passado sendo assim as medidas são de: foram vendidas neste primeiro semestre de 2022 incríveis 636.000 unidades, que comparada a 2021 apresenta um número de 517 mil unidades. Acrescentado então uma diferença de 119 mil emplacamentos a mais que o 1º semestre de 2021.
O presidente da Fenabrave ainda se mantem positivo para o 2º semestre de 2022 afirmando que “Se mantivermos a mesma média diária de junho até o final deste ano, teremos um desempenho anual muito próximo ao resultado obtido no ano passado, numa estimativa moderada, já que o segundo semestre costuma ser melhor que o primeiro” disse José Maurício Andreta Júnior.
Para acessar muitas outras informações entre no nosso site Agora Motor e fique por dentro de tudo que ocorre no mundo automobilístico!
