Vendas de carros eletrificados batem novo recorde no trimestre
No primeiro trimestre deste ano, as vendas de carros elétricos no Brasil bateram um novo recorde, com 14.787 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2022. Esse resultado é o melhor da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) desde 2012. Em março, foram vendidos 5.989 veículos elétricos, o que representa um aumento de 55,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, tornando-se o melhor março da história.
O mercado de veículos elétricos leves no Brasil está crescendo significativamente em 2023. Desde o início da série histórica, a frota de veículos elétricos em circulação no país chegou a 141.291 unidades, incluindo veículos híbridos plug-in (BEV e PHEV) e não plug-in (HEV), como automóveis, utilitários e SUVs.

As vendas dos veículos plug-in cresceram significativamente em março, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Dos 5.989 emplacamentos, 2.172 foram híbridos plug-in e 587 elétricos com bateria plug-in (BEV), totalizando 2.750 veículos plug-in vendidos no mês, um crescimento expressivo de 194%. Em comparação ao mês anterior, o crescimento foi de aproximadamente 36,5%.
Os investimentos em infraestrutura de recarga impulsionam a confiança dos compradores na tecnologia de veículos elétricos recarregáveis por conector externo. Em dezembro de 2022, havia 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos. A expectativa é que o número de eletropostos aumente para pelo menos 10 mil até 2025.
No mercado brasileiro, os veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV) lideram as vendas, especialmente os modelos flex. Em março deste ano, foram emplacadas 3.230 unidades, sendo 2.272 híbridos flex (com a opção de etanol) e 958 híbridos a gasolina. Esse número representa um crescimento significativo de 42% comparado a fevereiro deste ano.
O ranking dos dez modelos eletrificados leves mais vendidos em março de 2023 foi liderado pelo Toyota Corolla Cross (HEV), seguido pelo Toyota Corolla Altis (HEV) e o Volvo XC60 (PHEV). Os resultados indicam que o mercado brasileiro está gradualmente adotando veículos mais verdes e limpos, impulsionados pela preocupação com o meio ambiente e pela adoção das energias renováveis.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
