Apesar da pequena alta em Janeiro, as vendas de veículos caíram 24% em Fevereiro

Houve um pequeno aumento de 3% nas vendas de veículos no mês de Janeiro em relação ao mesmo período no ano de 2021. Porém, esse pequeno aumento não surtiu efeito para o mês de Fevereiro, que teve baixa de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas de carros em fevereiro tiveram seu pior mês em 15 anos. Foram apenas 120.700 unidades vendidas. O que preocupa os especialistas, visto que o motivo principal é a falta de componentes para a produção.

Alguns modelos ainda estão em falta no mercado devido à escassez de semicondutores, um problema que continua forçando os fabricantes a dispensar ou demitir trabalhadores em massa.

A escassez de eletrônicos começou no final de 2020, e 2021 é muito crítico, e o mercado espera melhorar este ano, mas acontecimentos de conflitos recentes podem aprofundar novamente a crise de abastecimento. Os números de vendas de automóveis obtidos no mercado são preliminares e não incluem caminhões e ônibus.

Os números oficiais devem ser divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quinta-feira (3). Na terça-feira, 8, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará os dados de produção, exportação e emprego.

Guia do Conteúdo

Quais são os veículos mais vendidos?

A montadora que está liderando o mercado é a Fiat, com 21,9% das vendas de automóveis e comerciais leves. Com sua pick up Strada sendo a principal escolha dos consumidores.

Em segundo lugar está a Chevrolet, com 14,4% de participação, depois de perder parte do mercado no ano passado, quando a fábrica permaneceu fechada por quase cinco meses.

Em terceiro lugar estão Hyundai (11,1%) e Toyota (11%). A Volkswagen caiu para o quinto lugar com 9,7%. A fábrica da marca alemã em São Bernardo Campo (SP) funcionará apenas em um turno e depois retomará o trabalho em dois turnos, algo que não acontecia desde o ano passado.

Vendas de veículos caíram
Pátios de revendas de automóveis novos e usados estão vazias. Foto: Reprodução.

Modelos preferidos

A Fiat Strada permaneceu no topo da lista dos veículos mais vendidos em fevereiro com 14.000 unidades, seguida pelo Hyundai HB20 (11.800 unidades), o Chevrolet Onix (11.700 unidades), o Jeep Compass (9.400 unidades) e o Volkswagen T Cross (8.900 veículos).

O Brasil é muito afetado em relação ao recebimento de componentes eletrônicos e semicondutores. Sendo “refém” de vários países, o Brasil acaba sofrendo mais.

Acompanhe todos os dias as noticias mais recentes do mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e conheça mais.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass tem desconto gigante, mas há um detalhe que muda tudo

O Jeep Compass 2026 continua em destaque nas concessionárias brasileiras da Stellantis neste mês de…

Gabriel Schmoller
Notícias CAOA Chery já oferece desconto no Tiggo 7 Sport 2026: SUV fica por menos de R$131 mil

A CAOA Chery confirmou que o Tiggo 7 Sport 2026 permanece disponível para vendas diretas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário