Vendas de veículos importados crescem 95% no Brasil no trimestre: veja o líder

No primeiro trimestre do ano de 2023, as vendas de automóveis importados no Brasil tiveram um aumento considerável de 95,3%, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), foram emplacadas 7.625 unidades durante os primeiros três meses deste ano, enquanto que no mesmo período de 2022, apenas 3.905 unidades foram comercializadas.

Em março, os modelos importados tiveram um total de 3.149 emplacamentos. Esse número representa um aumento significativo de 50% em relação ao mês anterior (fevereiro) e um aumento ainda maior, de 116,9%, se comparado a março de 2022.

Vendas de veículos importados crescem 95% no Brasil no trimestre: veja o líder
Vendas de veículos importados crescem 95% no Brasil no trimestre: veja o líder

Venda de veículos importados crescem no Brasil

Apesar do número expressivo, os membros associados à Abeifa representaram apenas 1,68% do mercado nacional. Vale ressaltar que o modelo mais vendido entre esses veículos foi o Volvo XC60, com um total de 504 unidades emplacadas no mês de março.

Ainda segundo a Abeifa, é interessante notar que os carros importados possuem uma média superior aos nacionais em relação à tecnologia embarcada nos veículos.

É importante mencionar que esse aumento nas vendas de automóveis importados pode ser resultado da crise na indústria automobilística nacional, causada pela falta de componentes eletrônicos para a produção dos carros.

Apesar de o aumento nas vendas de veículos importados poder ter um impacto no mercado interno brasileiro, é preciso lembrar que os membros associados à Abeifa ainda representam uma pequena parcela em relação aos veículos nacionais.

Em suma, as vendas de veículos importados aumentaram consideravelmente no primeiro trimestre de 2023. Contudo, é necessário continuar acompanhando o mercado para ver se essa tendência se manterá ao longo do ano e como isso pode afetar a indústria automobilística do país.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário