Veículos usados: vendas recuam pelo 8° mês consecutivo no Brasil

No Brasil, o mercado de veículos usados continua sem apresentar nenhum tipo de avanço relacionado às vendas. Com base nos dados divulgados pela Fenabrave, em abril deste ano houve a comercialização de 573 mil 940 automóveis e 101 mil 388 comerciais leves, o que totalizou 675 mil 328 unidades, 17,76% a menos do que no mês de abril de 2021, e 13,7% a menos em relação ao mês de março.

Ainda de acordo com a Fenabrave, quase 11% do total foi de modelos com, pelo menos, até 3 anos de fabricação. Nos primeiros quatro meses, a venda das 2.678.836 unidades já correspondiam a um estreitamento de 23% em relação ao ano passado.

Veículos usados
Foto: Reprodução

Vendas de Carros usados em abril 2022

Em relação às montadoras, a Volkswagen manteve sua liderança, com 20,23% de participação, se destacando em relação a Chevrolet (19,50%) e Fiat (19,18%) que estavam em uma disputa acirrada pelo 2° lugar.

Entre os veículos usados, o Volkswagen Gol se manteve à frente dos seus rivais, no entanto, viu diminuir em, aproximadamente, 5 mil unidades a sua vantagem de 2021 em relação ao Fiat Palio, o qual competiu vendas com o Fiat Uno. Ademais, separados por menos de 500 unidades, o Celta e o Onix foram os responsáveis por manterem a Chevrolet no top 5.

Além disso, acompanhando a mesma posição de março, o Ford Ka, com 14 mil 843 unidades vendidas, o Chevrolet Corsa, com 14 mil 138 unidades vendidas e o Ford Fiesta, com 13 mil 517 unidades vendidas, completaram o top 10. Em relação ao Hyundai HB20, que teve 13 mil 128 unidades vendidas, foi um dos 20 primeiros a recuar menos de 10%, e o Ecosport, com 9 mil 117 unidades vendidas, seguiu no topo dos SUV´s.

Ainda como adversário da Ford, o Jeep Renegade foi um dos dois modelos do top 50 a crescer em relação ao ano de 2021. O Jeep Compass também teve um avanço significativo, no entanto, nenhum modelo chegou a superar a porcentagem da retração, equivalente a 30%.

Por fim, entre os carros comerciais, a vantagem da Fiat Strada, se comparada com a Volkswagen Saveiro, caiu em relação a março. A Chevrolet S10 completou o pódio, com quase 2 mil unidades de Veículos usados à frente de sua concorrente Toyota Hilux. Além da Fiat Toro, apenas a Fiat Ducato e a Renault Master tiveram resultados melhores do que há 1 ano atrás.

Acesse o Agora Motor e conheça todas as novidades.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário