4 verdades e mentiras sobre o uso do cinto de segurança, de acordo com a NHTSA
A segurança no trânsito é de extrema importância, e o uso do cinto de segurança é um dos principais fatores para garantir a proteção dos motoristas e passageiros. Ainda assim, muitos mitos circulam sobre a eficácia do cinto, e é preciso desmistificá-los.
Um dos mitos mais comuns é acreditar que os airbags são suficientes e dispensam o uso do cinto. No entanto, é necessário utilizar os dois dispositivos em conjunto para garantir a máxima proteção. Os airbags funcionam como uma almofada para quem já está protegido pelo cinto de segurança.

Guia do Conteúdo
Mitos que precisam ser desmistificados
Outro mito é pensar que o cinto pode prejudicar em vez de ajudar em caso de acidente. Embora seja possível se machucar pelo cinto durante um acidente, esse risco é muito menor do que os danos graves ou até mesmo morte que você pode sofrer sem ele.
Além disso, existe a ideia equivocada de que o cinto pode te prender debaixo d’água ou em um incêndio. No entanto, estudos mostram que apenas metade de 1% das pessoas envolvidas em acidentes morrem afogadas ou por fogo dentro do veículo. Na maioria dos casos, essas pessoas ficaram inconscientes por causa do impacto e não conseguiram se soltar do cinto. Na verdade, o cinto pode ajudar a mantê-lo consciente e aumentar suas chances de escapar.
Por fim, é comum ouvir alguém dizer que não precisa usar o cinto de segurança em uma viagem curta ou a baixa velocidade. No entanto, a maioria dos acidentes fatais ocorre em viagens curtas, a menos de 40 km/h e a uma distância de cerca de 25 milhas da casa das vítimas.
Em 2017, o cinto de segurança foi responsável por salvar cerca de 14.955 vidas nos Estados Unidos. Se apenas essas pessoas tivessem usado o cinto, outras 2.549 estariam vivas hoje. Portanto, é fundamental sempre usar o cinto de segurança quando estiver dirigindo ou andando em um veículo.
Seja qual for a distância ou velocidade, o uso do cinto de segurança é essencial para garantir a segurança no trânsito. Não acredite em mitos e proteja-se corretamente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!