Você Não Vai Acreditar no Que o Novo Virtus 2026 Está Trazendo! Veja Tudo Agora!

Se você achava que a Volkswagen tinha dado tudo de si no Virtus, é melhor se preparar: a linha 2026 chega com mudanças pontuais, mas suficientes para renovar o fôlego do sedã no mercado brasileiro. O Virtus 2026 continua sendo uma opção sólida entre os sedãs compactos, mantendo suas qualidades e introduzindo melhorias estratégicas — principalmente em conectividade, segurança e versões mais acessíveis.

Você Pode Perder a CNH por Dívida? Descubra Já!

Neste artigo, vamos destrinchar todos os detalhes: versões, equipamentos, motores, consumo, design, tecnologia, preços e muito mais. Se você está pensando em trocar de carro ou apenas gosta de estar por dentro do mundo automotivo, continue lendo. Spoiler: a versão topo de linha agora tem rodas de 18 polegadas!

VW Virtus GTS branco na diagonal.
Foto: Reprodução/Volkswagen

Versões e Preços Atualizados

O Virtus 2026 chega ao mercado brasileiro com seis versões principais, que cobrem desde o perfil de entrada até o consumidor que busca máximo conforto e tecnologia. Os preços variam de R$ 108.990 até R$ 165.990.

Confira a tabela:

  • Sense 170 TSI (manual): R$ 108.990
  • TSI MT (manual): R$ 119.990
  • TSI AT (automático): R$ 126.390
  • Comfortline 200 TSI: R$ 141.990
  • Highline 200 TSI: R$ 152.990
  • Exclusive 250 TSI: R$ 165.990

A versão Sense, voltada principalmente para o público PCD, agora ocupa o posto de configuração mais acessível, substituindo a antiga TSI manual.

Design: Moderno, Sofisticado e Bem Familiar

Visualmente, o Virtus 2026 mantém o facelift apresentado na linha 2023, o que significa que ainda temos um modelo atual e alinhado ao restante da linha Volkswagen. Os faróis em LED, com desenho afilado e elegante, se conectam à grade dianteira por frisos cromados. É o mesmo padrão visual usado no antigo Nivus, o que traz familiaridade para quem acompanha a marca.

Na traseira, as lanternas escurecidas com design horizontal invadem as laterais do carro e reforçam a identidade visual do Virtus. A versão Exclusive agora se diferencia ainda mais ao incluir rodas de liga leve de 18 polegadas — um toque esportivo que pode agradar quem procura exclusividade.

Dimensões e Espaço Interno: Grande por Fora e por Dentro

O Virtus segue como um dos maiores da categoria entre os sedãs compactos. Suas medidas generosas garantem conforto tanto para os ocupantes quanto para bagagens.

  • Comprimento: 4,56 metros
  • Largura: 1,75 metros
  • Altura: 1,49 metros
  • Entre-eixos: 2,65 metros
  • Porta-malas: 521 litros

Para se ter uma ideia, o Virtus tem apenas 5 cm a menos de entre-eixos que o Toyota Corolla, um sedã médio. Isso significa mais espaço para pernas e joelhos, principalmente no banco traseiro.

Equipamentos: Do Básico ao Completo

A lista de equipamentos do Virtus 2026 é extensa e cresce conforme a versão. Confira os principais destaques de cada uma:

Sense

  • Faróis e lanternas em LED
  • 6 airbags
  • Painel digital de 8″
  • Controle de estabilidade e tração
  • Volante multifuncional
  • Rodas com calotas
  • Vidros e travas elétricos
Traseira do Virtus preto.
Foto: Reprodução/Volkswagen

TSI MT

  • Central multimídia VW Play 10,1″
  • Rodas de liga leve de 15″
  • Sensores de estacionamento
  • Espelhos elétricos com tilt-down
  • Carregador por indução

TSI AT

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Volante em couro com paddle shifts
  • Partida por botão

Comfortline

  • Ar digital Climatronic
  • Câmera de ré
  • Rodas de liga leve de 16″
  • Chave presencial
  • Acabamento interno diferenciado

Highline

  • Assistente de permanência em faixa
  • Sensor de fadiga
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • Painel digital de 10,25″
  • Rodas de liga leve de 17″

Exclusive

  • Rodas de 18″
  • Modos de condução
  • Para-choque esportivo
  • Revestimento em couro sintético
  • Iluminação ambiente

Motorização: Turbo para Todos os Gostos

O Virtus 2026 mantém a tradição da Volkswagen em oferecer motores turbo em toda a linha — o que já é um diferencial frente a muitos concorrentes.

1.0 TSI (170 TSI)

  • Potência: até 116 cv
  • Torque: 16,8 kgfm
  • Câmbio: manual 5 marchas ou automático 6 marchas

1.0 TSI (200 TSI)

  • Potência: até 128 cv
  • Torque: 20,4 kgfm
  • Câmbio: automático 6 marchas

1.4 TSI (250 TSI)

  • Potência: 150 cv
  • Torque: 25,5 kgfm
  • Câmbio: automático 6 marchas

O desempenho é satisfatório em todas as versões, com destaque para a suavidade nas trocas de marchas e acelerações eficientes nas opções com motor 1.4 TSI.

Consumo de Combustível

Veja como o Virtus 2026 se comporta nas medições de consumo:

VersãoEtanol – CidadeEtanol – EstradaGasolina – CidadeGasolina – Estrada
170 TSI MT9,2 km/l11,2 km/l13,2 km/l15,8 km/l
170 TSI AT8,5 km/l10,4 km/l12,2 km/l14,9 km/l
200 TSI8,3 km/l10,2 km/l12,1 km/l14,7 km/l
250 TSI8,1 km/l9,9 km/l11,7 km/l14,0 km/l

Embora o desempenho melhore nas versões mais potentes, o consumo também aumenta, como é de se esperar.

Custo de Manutenção

A manutenção é outro ponto importante. A Volkswagen oferece pacotes de revisões com preços fixos. Dependendo da versão, as três primeiras revisões são gratuitas. Caso contrário, as revisões podem ultrapassar R$ 1.600 em algumas versões turbo mais potentes.

Interna do VW Virtus
Foto: Reprodução/Volkswagen

Vale a Pena?

O Virtus 2026 é um carro que entrega tudo o que um sedã compacto precisa: bom espaço, conforto, desempenho eficiente e conectividade. Apesar de não trazer mudanças radicais, ele se atualiza o suficiente para continuar relevante.

Se você quer um carro com tecnologia embarcada, espaço de sobra no porta-malas e motorização turbo em todas as versões, o Virtus 2026 é uma das melhores opções do segmento.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan acaba de confirmar o SUV que vai bater de frente com VW Tera e Pulse

A Nissan acaba de confirmar o SUV que promete desafiar diretamente o VW Tera e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário