Você não vai acreditar que esse hipercarro da Cadillac já tem mais de 20 anos
A Cadillac apresentou em 2002 o Cien, um modelo especial para comemorar seus 100 anos de produção automotiva. Criado com o intuito de melhorar a imagem da marca e atrair um público mais jovem, o hiperesportivo de motor central traseiro possui um estilo marcante e deslumbrante, embora nunca tenha sido produzido em série.
O Cien é totalmente funcional e é o Cadillac mais rápido e poderoso já construído, capaz de chegar a 60 milhas em apenas 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 217 mph. O V12 da Cadillac Northstar XV12 foi o nome dado ao novo conceito do motor, capaz de produzir 750 cavalos-vapor e 650 lb-ft de torque, além de incluir Displacement On Demand, que permite ao motor desativar até seis cilindros quando não está sendo conduzido em alta rotação.
O corpo e o motor são principalmente construídos com compósitos de carbono, tornando-o relativamente leve e rápido. O layout do motor no meio do carro mantém a estabilidade quando se trata de curvas fechadas. A transmissão automática possui seis velocidades com mudanças manuais na alavanca ou nas pás atrás do volante.

Guia do Conteúdo
Design Futurista
O visual futurista do Cien é inspirado na aeronáutica e tem um design icônico que permanece deslumbrante mesmo depois de duas décadas. O modelo conquistou o olhar de Michael Bay em filmes como “The Island” de 2005. O carro é equipado com inúmeros recursos, como entradas e saídas de ar eletronicamente controladas nas laterais da carroceria, capazes de ajustar o nível ideal de resfriamento. As rodas traseiras são maiores, medindo 21 polegadas, enquanto as dianteiras têm 19 polegadas, ambas com freios plus-size.
O interior do Cien é igualmente futurista, com estrutura em alumínio escuro anodizado e fibra de carbono, painel digital que exibe funções do carro e padrões de couro luxuosos que conferem ao carro elegância e modernidade. Com recursos avançados para melhorar a experiência de condução, como a visão noturna térmica e o controle eletrônico de estabilidade StabiliTrack, além do recurso Communiport que permite ao motorista controlar o áudio ou navegação por meio da ativação por voz sem as mãos.
Ainda que o modelo tenha impressionado multidões e parecesse ter tudo para entrar em produção, a falta de fundos para desenvolvimento e uma estimativa alta demais de preço para ser vendido ao público (US$200.000) foram os principais motivos para a Cadillac cancelar o projeto. Infelizmente, não há previsão para que esse supercarro incrível entre em produção, mas suas características continuam a fazer com que ele seja objeto de desejo para muitos amantes de carros e entusiastas da marca.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
