Volks resolve problema de semicondutores: A solução pode ser a Samsung!

Um dos maiores problemas enfrentados pelas montadoras dos carros nos últimos anos foi o atraso no fornecimento de semicondutores e de componentes elétricos de quase todos os veículos.

As empresas buscam alternativas para viabilizar a montagem e finalização de muitos veículos. A fim de diminuir a gigantesca lista de espera para veículos 0 km. Muitas empresas optaram por entregar seus veículos com peças faltantes, ou seja, a entrega era feita por meio de aceitação do proprietário e com a condição de instalação da peça posteriormente.

Parece que a Volks encontrou a solução para esse fornecimento, pelo menos por enquanto! A sul-coreana Samsung, traz a solução para alguns dos problemas enfrentados pela Volkswagen.

Parceria de Volks e Samsung em semicondutores

A Samsung, um dos principais fornecedores mundiais de chips eletrônicos, adquiriu recentemente a fabricante Harman International, que busca expandir sua oferta de autopeças. O investimento da gigante sul-coreana já está dando frutos ao anunciar uma parceria para fornecer à Volkswagen chips para alimentar os carros inteligentes de próxima geração da empresa.

Logomarca da Volkswagen semicondutores
Foto: Reprodução

À medida que novos veículos são desenvolvidos para fornecer cada vez mais soluções técnicas, o hardware desses modelos precisa ser equipado com peças para atender a esses recursos. Por isso, fabricantes como a Tesla estão construindo seus carros com peças cada vez mais potentes, principalmente para dar suporte a futuras atualizações de novos recursos.

Mas, além de fornecer uma rede estável, confiável e rápida, esses chips também podem causar problemas de gerenciamento de energia. Por isso, a gigante sul-coreana também fornecerá um chipset “Power IC” para gerenciamento de energia, que será responsável por controlar o consumo e carregar todos os componentes do veículo.

O terceiro e último chip que a Samsung fornecerá será usado para controlar até uma dúzia de câmeras e quatro telas no veículo. A tecnologia será incorporada ao computador de alto desempenho In-Car Application Server (ICAS) 3.1 do veículo e é importante para fornecer aos motoristas informações sobre o veículo e seus arredores.

Infelizmente, nenhuma das gigantes sul-coreanas como a VW detalhou quando esses novos chips da empresa vão estrear nos veículos da montadora. Mas com o anúncio agora, e o processo de desenvolvimento de um carro inteligente, isso só pode acontecer ainda este ano ou no próximo ano.

Acompanhe todos os detalhes, lançamentos, novidades e muito mais do mundo dos motores acessando o Agora Motor. Acesse e fique por dentro das novidades diárias.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário