Volkswagen Polo Sense fica por preço de Fiat Argo

O Volkswagen Polo Sense chega com preço abaixo de R$ 100 mil e promete agitar o mercado de compactos com motor turbo e câmbio automático.

O Volkswagen Polo segue firme como um dos carros mais vendidos do Brasil, alcançando mais de 83 mil unidades emplacadas em 2025. Agora, com a chegada da linha 2026 e a estreia do SUV Tera, a gama de versões do hatch foi reestruturada.

Entre as mudanças, saíram de cena as configurações 1.0 MPI, Comfortline e GTS. Com isso, o catálogo do modelo ficou reduzido às versões Track, Sense e Highline.

Seu preço oficial é de R$ 108.490, mas em concessionárias já pode ser encontrado por menos de R$ 100 mil, valor próximo ao de concorrentes como Fiat Argo e Chevrolet Onix em versões intermediárias.

Preço competitivo

Na prática, o Polo Sense pode ser encontrado por R$ 99.990 em algumas concessionárias, como é o caso de unidades em estoque no Rio de Janeiro, ainda da linha 2025.

Volkswagen Polo Sense vermelho parado dentro de uma concessionaria.
Foto: Divulgação

Esse patamar coloca o carro em confronto direto com versões do Fiat Argo e até do Hyundai HB20, mas com a vantagem de trazer motor turbo e câmbio automático de série, algo que os concorrentes só oferecem em configurações mais caras.

O valor competitivo também é resultado da política de descontos praticada pela própria rede Volkswagen. Embora o preço de tabela supere os R$ 108 mil, muitas lojas aplicam cortes para estimular vendas e liquidar estoques de unidades fabricadas em 2025.

Leia também: Volkswagen Polo Sense por R$ 899/mês: realmente vale a pena?

Visual simplificado

O Polo Sense tem um estilo mais discreto em comparação com versões superiores. Ele não traz faróis de neblina e adota rodas de aço de 15 polegadas com calotas, em vez das tradicionais rodas de liga leve.

Essa escolha é proposital, já que o modelo se posiciona como porta de entrada ao universo do Polo com motor turbo, priorizando custo-benefício e não o visual esportivo.

Equipamentos de série

Mesmo posicionado como versão de entrada entre os modelos turbinados, o Polo Sense vem de fábrica com um pacote de itens bastante completo. Entre os destaques estão airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático.

Outro ponto de destaque é a presença de painel digital de 8 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Interior do Volkswagen Polo Sense.
Foto: Divulgação

Interior simples

O acabamento interno é um dos aspectos mais criticados do Polo, e na versão Sense essa característica se mantém.

O uso de plásticos rígidos predomina em quase toda a cabine, com exceção de pequenas faixas de tecido nos apoios de braço das portas dianteiras. Ainda assim, a ergonomia agrada, e o banco do motorista conta com regulagem de altura, o que melhora a posição de condução.

O espaço interno é suficiente para quatro adultos viajarem com conforto. Um quinto passageiro pode se sentir limitado no banco traseiro, que é mais estreito.

Mecânica turbo

O maior atrativo do Polo Sense está debaixo do capô. O hatch é equipado com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta.

Ele entrega até 116 cv de potência com etanol e 109 cv com gasolina. O torque de 16,8 kgfm surge já a 1.750 rpm, proporcionando respostas rápidas no trânsito e maior agilidade em ultrapassagens.

Esse conjunto é combinado ao câmbio automático de seis marchas, o mesmo usado na versão Highline. A transmissão permite trocas manuais pela alavanca, mas não há opção de aletas atrás do volante.

Segundo dados da fabricante, o Polo Sense acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h, desempenho acima da média entre os compactos 1.0 aspirados.

Consumo eficiente

Outro ponto positivo é o consumo de combustível. De acordo com medições do Inmetro, o hatch registra médias de 9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, alcança 13,1 km/l em ciclo urbano e 16,1 km/l em percursos rodoviários.

Estrutura sólida

Construído sobre a plataforma MQB-A0, a mesma que serve de base a outros modelos da marca, o Polo Sense entrega bom nível de rigidez estrutural e comportamento dinâmico.

A suspensão dianteira é McPherson, enquanto a traseira adota eixo de torção, um arranjo comum no segmento. Os freios contam com discos na dianteira e tambores atrás, padrão nesse tipo de veículo.

Comparativo direto

Na faixa de R$ 100 mil, o Volkswagen Polo Sense disputa atenção com Fiat Argo Trekking 1.3 automático, Chevrolet Onix LT turbo e Hyundai HB20 Vision turbo. A principal vantagem do modelo da Volkswagen está no conjunto mecânico mais moderno, especialmente pelo motor com injeção direta, que garante desempenho superior.

Vale a pena?

O Polo Sense se destaca como alternativa racional no mercado atual. Ele não tem o visual sofisticado nem o acabamento refinado de modelos mais caros, mas entrega um conjunto eficiente, equilibrado e com preço competitivo. O fato de poder ser encontrado por menos de R$ 100 mil aumenta seu apelo diante dos rivais.

Para quem prioriza desempenho, consumo equilibrado e tecnologia embarcada, o Polo Sense pode ser uma escolha inteligente. Já para quem valoriza mais conforto interno e acabamento, pode ser necessário avaliar versões superiores ou até considerar concorrentes que entreguem maior refinamento.

Quer saber mais sobre o Volkswagen Polo e outros lançamentos do mercado automotivo? Deixe seu comentário, compartilhe sua opinião e continue acompanhando nossas análises e notícias atualizadas diariamente em nosso site.

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Volvo EX90 2026 promete recarga ultrarrápida e segurança inédita

O Volvo EX90 2026 estreia com uma grande novidade: o sistema de 800 volts. Essa…

Gabriel Schmoller
Notícias Kia Sorento 2026 surpreende com preços e novidades

O Kia Sorento 2026 foi apresentado oficialmente nos Estados Unidos. O SUV grande recebeu mudanças…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan lança Frontier 2026: será que vale a pena?

A Nissan acaba de lançar no Brasil a Frontier 2026, uma das picapes médias mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Sentra 2026 é revelado: confira as novidades

O Nissan Sentra 2026 foi oficialmente revelado e traz mudanças profundas no design. O sedã…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Virtus ficou mais caro: confira os novos preços e se ele está valendo a pena

O Volkswagen Virtus registrou reajuste de preços neste início de setembro de 2025, impactando todas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário