Volkswagen suspende produção de veículos elétricos até abril. Veja o motivo!
Um setor que está sendo muito afetado atualmente é o de produção de componentes e peças para veículos. E a Volkswagen está com um grande problema nas mãos. Seus maiores fornecedores estão enfrentando escassez de matéria-prima, e o atraso contamina toda a cadeia produtiva.
Segundo informes da Automobilwoche (via Elerive), a principal fábrica do grupo para veículos elétricos baseada na plataforma MEB em Zwickau, não retomará a produção até o início de abril, após um desligamento inicial no final de fevereiro (prolongado de 7 a 18 de março).
A unidade é projetada para 330.000 veículos elétricos a bateria por ano, incluindo os modelos Volkswagen ID.3, Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron, Audi Q4 Sportback e-tron e Cupra Born.
Mas não são apenas estas plantas que estão com produção defasada. A “Fábrica Transparente”em Dresden, que atualmente produz em menor escala o modelo ID3, teve sua produção interrompida até segunda ordem.
Dito isto, o grupo não fabrica veículos elétricos baseados na plataforma MEB na Alemanha. Enquanto isso, duas outras fábricas na Alemanha estão se preparando para iniciar a produção: Emden (Volkswagen ID.4) e Hannover (Volkswagen ID. Buzz).
A fábrica da Skoda em Mladá Boleslav (República Tcheca) também está lutando para manter a produção regular do Skoda Enya IV, pelo menos com uma produção reduzida (Automotive Europe informou no início de março).
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Próximos Passos da Volkswagen

O grupo VW está se apegando ao processo de garantia de entrega de peças para poder retornar e continuar produzindo seus modelos que já estão em atraso. A marca conta com uma lista de modelos atrasados que só aumenta.
Este atraso não afeta apenas o setor, mas também chega ao consumidor final. Visto que o tempo de espera pode ser o dobro do estipulado. Ou seja, o usuário que optar por adquirir um veículo novo que ainda não foi produzido pode esperar muito tempo para poder contar com o carro.
Calma que pode piorar! Já que a produção local de carros baseados em MEB ainda não começou e as vendas dependem de importações da Alemanha.
Enquanto alguns estão sofrendo com a falta dos componentes, outras marcas podem se beneficiar disto! Para outros fabricantes (provavelmente marcas chinesas) menos afetados pela guerra, como Tesla, Hyundai Motor Group (Hyundai e Kia) podem conquistar algumas milhares de vendas que seriam da Volkswagen e seus modelos.
E você, o que acha disso tudo? Comente abaixo no Agora Motor e nos mostre qual sua opinião sobre a falta de componentes elétricos!
