SUV Inédito da Volkswagen Faz Aparição Surpresa na Sapucaí – Conheça o Tera!

A Volkswagen decidiu inovar e trouxe uma prévia empolgante de seu novo SUV de entrada, o Volkswagen Tera, em plena Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Antes mesmo do aguardado desfile das escolas de samba, o modelo fez uma aparição especial, revelando detalhes de seu design e confirmando algumas expectativas sobre sua mecânica e posicionamento no mercado.

O Tera chega para disputar um espaço acirrado entre os SUVs compactos no Brasil, mirando concorrentes como Renault Kardian e Fiat Pulse. Sua missão? Se tornar o modelo mais vendido da marca no país, superando até mesmo o T-Cross.

Volkswagen Tera aparece antes do carnaval.
Foto: Divulgação

Tera na Sapucaí: uma prévia carnavalesca do novo SUV

As imagens divulgadas pela Volkswagen mostraram o Tera parcialmente revelado, com destaque para a dianteira, a traseira e as rodas. A estratégia de apresentação, em clima de carnaval, serviu para aumentar ainda mais a expectativa pelo lançamento oficial, marcado para domingo (2 de março).

O SUV exibe faróis modernos com assinatura em LED e um filete que percorre a dianteira – ainda que não iluminado. Na traseira, suas formas arredondadas e robustas conferem um visual musculoso, criando uma identidade visual própria dentro da linha Volkswagen.

Além disso, as imagens revelaram que o modelo virá equipado com rodas de 17 polegadas, um detalhe que sugere a presença de freios a disco nas rodas traseiras, ao invés do tradicional sistema a tambor.

Mas essa não foi a primeira aparição do Tera. Dias antes, o SUV foi visto sob um disfarce pesado durante testes na Suécia, onde enfrentou o rigoroso inverno europeu. Agora, no calor do carnaval carioca, a Volkswagen decidiu esquentar ainda mais as expectativas com um teaser vibrante e revelador.

Leia também!

O que já sabemos sobre o Volkswagen Tera?

O Volkswagen Tera será construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada em modelos como Polo, Virtus e Nivus. Com isso, a marca mantém a base de um projeto confiável, econômico e adaptado às necessidades do consumidor brasileiro.

Posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, o novo SUV será uma alternativa mais acessível dentro do portfólio da Volkswagen, sem abrir mão de um bom conjunto de tecnologia e desempenho.

A grande aposta da marca é que o Tera se torne um verdadeiro best-seller, conquistando o posto de SUV mais vendido da Volkswagen no Brasil.

Motorização e versões: um SUV para todos os gostos

A Volkswagen planeja oferecer duas opções de motorização para o Tera, garantindo versões que atendam desde o público que busca economia até aqueles que desejam mais potência.

  • Versão de entrada: equipada com o motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv, o mesmo que equipa o Polo Track. Essa configuração promete um preço mais competitivo e um consumo de combustível otimizado para o dia a dia.
  • Versões intermediárias e topo de linha: contarão com o motor 1.0 170 TSI, que entrega 116 cv, proporcionando mais agilidade e torque, principalmente para rodagem em estrada.

Com essas opções, o Volkswagen Tera pretende oferecer um bom equilíbrio entre desempenho e economia, características essenciais para se destacar no mercado.

Faixa de preços e concorrência no mercado

A estratégia da Volkswagen com o Tera é posicioná-lo em uma faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, tornando-o uma alternativa competitiva diante dos rivais diretos, como Renault Kardian, Fiat Pulse e até mesmo o Nissan Kicks nas versões mais acessíveis.

Essa faixa de valores faz sentido dentro da estratégia da Volkswagen, que busca atrair consumidores que querem migrar de hatchbacks compactos para um SUV, sem necessariamente pagar um valor elevado por modelos maiores.

Volkswagen Tera aparece antes do carnaval.
Foto: Divulgação

Produção e exportação: Brasil como centro da Volkswagen na América Latina

A fábrica de Taubaté (SP) será a responsável por toda a produção do Tera, não apenas para o mercado brasileiro, mas também para diversos países da América Latina, incluindo México, Argentina e Uruguai.

Isso demonstra o compromisso da Volkswagen em transformar o Tera em um modelo globalmente relevante, aproveitando a crescente demanda por SUVs compactos nos mercados emergentes.

Expectativa para o lançamento oficial

Com a revelação parcial do modelo durante o evento na Sapucaí, a Volkswagen conseguiu gerar um grande burburinho em torno do Tera. No entanto, os fãs da marca terão que esperar até domingo (2 de março) para conhecer todos os detalhes do SUV de entrada da Volkswagen.

Até lá, algumas dúvidas ainda pairam no ar, como os recursos tecnológicos que estarão disponíveis nas versões mais completas e os níveis de acabamento do interior. Mas uma coisa já é certa: o Tera chega para movimentar o mercado e pode se tornar um dos modelos mais populares da marca.

Veja mais!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário