É hora de comprar uma moto elétrica da Voltz? Entenda por que não é uma boa ideia!

A Voltz era uma das empresas brasileiras mais promissoras do país, com uma ideia de inovação e sustentabilidade, onde rapidamente ganhou notoriedade pelas suas motos 100% elétrica, modernas e por um preço muito competitivo em relação as demais motos a combustão do mercado.

Com o passar do tempo, a demanda das motos apenas aumentou e aumentou, com isso a empresa foi recebendo investimentos milionários para sua expansão, até que em 2022 a empresa inaugurou uma nova fábrica em Manaus, com o objetivo de agilizar a entrega de suas motos.

Nós do Agora Motor, não queremos denegrir a empresa, nem influenciar os leitores, apenas trazer algumas informações.

Os problemas começam a aparecer

Pareceria da Voltz e iFood.
Pareceria da Voltz e iFood. Foto: Divulgação

Um dos grandes problemas que a empresa acabou entrando, foi em parceria com o iFood, foi realizado condições especiais para que os entregadores pudessem adquirir uma moto customizada, mas com o tempo diversos entregadores começaram a reclamar da falta de qualidade das peças, onde a moto começou a apresentar problemas e os lesados não estavam recebendo amparo da montadora.

Mas recentemente a surgiu a tona um processo de despejo contra a Voltz, devido à falta de pagamento de aluguéis na sua fábrica em Manaus, com uma dívida que estava em torno de R$ 2,8 milhões de reais. Porém, o CEO da Voltz, esclareceu que tinha passado por alguns problemas financeiros em relação aos investimentos da empresa, mas a fábrica estaria operante e que eles tinham uma ótima relação com a locatária.

Atraso nas entregas

Pessoas manifestando na frente de uma loja da Voltz.
Pessoas manifestando na frente de uma loja da Voltz. Foto: Divulgação

A fila de espera para as entregas das motos era algo impressionante, pois a Voltz precisa entregar 14 mil motos que foram pagas, mas não entregue. Esse foi um dos grandes erros da empresa ao aceitar pedidos sem ter estoque e poder de fabricação para a demanda. Segundo a Voltz, eles tinham cerca de 5 mil motos prontas na China para importada para o Brasil, mas desde então não se sabe mais se foi de fato importadas ou não.

Com esses atrasos, começaram diversos processos e reclamações contra a empresa, pois a empresa não estava cumprindo com a data de entrega e nem devolvendo o dinheiro dos clientes, onde há reclamações de pessoas que estão mais de 1 a 2 anos sem receber a moto e nem o dinheiro.

Veja algumas reclamações:

  • RICARDO MAGALHAES: Se você desistir de comprar, a Voltz dificulta para devolver a entrada. Até hoje não recebi o valor de 1 mil reais que antecipei!
  • DIEGO: NUNCA COMPREM NADA NA VOLTZ. NÃO ENTREGAM NADA. Só na base do processo (que são muitos, incluindo o meu) para eles devolverem o dinheiro. Era para devolver em dezembro e até agora nada.
  • CELSO ANTONIO TORMENTE: É, na verdade, um descaso. A Voltz vendeu uma moto com umas características que não tem quando é com apenas uma bateria. Esperei 463 dias para receber a minha e quando o pessoal foi divulgando vídeos da moto já tinha percebido que ia ter problemas. A moto não atinge 120km/h de jeito nenhum com uma bateria, nem tem a autonomia divulgada por eles. Já estou com a moto a um ano convivendo com este problema, sem contar a demora nas peças de reposição. Até hoje ainda tem pendências de quando recebi a moto. E fica anunciando outros modelos sem sequer resolver o problema dos antigos. A rabeta vive quebrando porque não aguenta a quantidade de buracos que tem em São Paulo. Além de que a suspensão é bem desconfortável. Somente em pista lisinha é que dá para andar com ela de boa. Já busquei o Procon para tentar resolver, mas sem sucesso. Entrar na justiça comum vai me custar mais caro que outra bateria. Poderiam ter sido transparentes e dizer que não sabiam como a moto ia se comportar quando chegasse aqui no Brasil, mas transparência nunca foi o forte da Voltz. Tanto que os test-ride que foram feitos em São Paulo (onde fiz o meu) e no Recife foram com motos com 2 baterias. Logo o desempenho é outro, mas como diziam que com 1 bateria tinha a mesma performance, acreditei e me ferrei!
  • ESDRAS: Estou a mais de 68 semanas esperando o moto ou o reembolso. Deveriam ser presos por estelionato.
  • KLÉU: Paguei a reserva em junho de 2022 com prazo de entrega para dezembro de 2022. Em abril de 2023 paguei a moto a vista, recebi a nota fiscal, mas só peguei a moto em 30 de junho de 2023. A moto veio sem bateria. Comprei com duas, mas atualmente roda apenas cum uma, emprestada pela loja, o que gera muito incômodo porque descarrega rápido. A conectividade não existe. Até hoje o tal aplicativo não funciona. Rodei 2 dias, menos de 100 km e a moto parou. Fiquei 1 semana esperando o retorno do suporte. Tive que pagar 250 reais de guincho pra levar a moto até a autorizada. Chegando lá, não tive nenhuma prioridade, pois achei que teria por ser uma moto zero que não rodou quase nada. Estou há 3 semanas aguardando algum retorno. Ninguém entra em contato pra dar uma satisfação. Hoje, consegui um contato. Depois de 3 semanas na fila da oficina para olhar a minha moto, fui informado que o computador interno TBox precisa ser trocado. Foi pedido hoje e o prazo pra chegar é de 15 dias. Um descaso com o cliente. Atendimento péssimo. Desorganização total. Não há responsáveis. Um empurra-empurra.

Fonte

Processos

Se você olhar o Jusbrasil, veja o que acontece: O Jusbrasil encontrou 2.088 processos que mencionam o nome Voltz Motors do Brasil Comercio de Motocicletas LTDA no TJSP, no TJBA e em outros tribunais. Estamos falando de mais de 2 mil processos, estamos falando de processos em relação a dano moral, devolução do dinheiro, direito do consumidor e muitos outros.

Recebemos um e-mail anônimo, onde esse usuário diz que a Voltz está com o salário dos funcionários atrasado, férias, diversas demissões sem o pagamento da rescisão, e de fato se olharmos no Jusbrasil, é possível encontrar processos dessa categoria, mas não é possível saber se é contra a Voltz ou lojas parceiras. Realmente esperamos que estejamos enganados em relação a isso.

Atraso nas entregas.
A Voltz estava com 14 mil motos com a entrega atrasada. Foto: Divulgação

Reclame Aqui da Voltz

Se olharmos para o Reclame Aqui, um grande site referência para ajudar os consumidores, a Voltz está com uma nota de 2.7/10, com 100% das reclamações respondidas, onde apenas 4,7% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a empresa, um índice de solução de 11,5% e uma nota do consumidor de 0,79. As principais reclamações são sobre atraso no reembolso por cancelamento, sobre a qualidade da motocicleta e sobre a loja de motos, segundo o site.

Lojas fechando

De acordo com a Voltz, existem lojas próprias e parceiras. A empresa informa que todas as lojas próprias permanecem abertas, enquanto os showrooms parceiros estão enfrentando situações diversas. Alguns desses showrooms foram reabertos com operação própria, enquanto outros estabeleceram parcerias com novos locais. A sede da marca em Recife permanece no mesmo endereço.

A Voltz tem uma parceria com o iFood que envolve 200 entregadores que adquiriram motos da marca. A empresa enfrenta problemas para atender à escala necessária pelo iFood, mas pretende preservar a base atual de entregadores. A Voltz também criou um projeto de troca de baterias, que será testado em cidades menores e empresas com acordos B2B.

A marca está trabalhando para resolver atrasos na entrega da segunda bateria e substituição dos conectores da EVS. Recentemente, foram identificadas falhas envolvendo modelos EV1 Sport 2023, mas a Voltz está trabalhando em atualizações via OTA e descentralizando o estoque de peças de reposição para facilitar a gestão regional.

Veredito

É realmente lamentável que isso esteja acontecendo, infelizmente são milhares de clientes lesados e funcionários, é realmente uma pena que isso esteja acontecendo com a Voltz, até porque é uma startup brasileira de grande potencial, mas que infelizmente acabou errando, onde virou essa bola de neve, talvez se a empresa tivesse ofertado conforme a sua capacidade, isso tudo seria evitado.

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Aproveite para deixar nos comentários sua reclamação ou sugestão em relação a Voltz, talvez com o seu comentário, possa acabar ajudando outro usuário, seja sobre algum problema ou decisão.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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Gabriel Schmoller
9 comentários
  • Responder

    O site precisa urgentemente de um redator profissional.

    • Responder

      Terrível. Parece uma redação feita por um (mau) aluno do ensino fundamental

  • Responder

    Vocês acreditam que eu cancelei a compra por diversas promessas vagas? E tenho que ficar pagando as parcelas do cartão, pois não foi cancelado e nem devolvido o meu dinheiro. Estou muito frustrado com esta situação. Ainda agora, eles não respondem mais e não tenho informações para resolver meu caso.

    • Responder

      É complicado essa situação Helio, aparentemente sobrou apenas a opção de ir judicialmente nesse caso.

    • Responder

      A empresa recebe pagamentos sem emitir Nota Fiscal e nem reservar um número de chassi para o comprador.

      Esse é o golpe da Voltz. Estão apenas arrecadando e desviando o dinheiro dos clientes.

      Processei e fiz a penhora, simplesmente não há dinheiro nas contas da empresa.

      A reportagem fala como se fosse apenas um erro da empresa… Que vergonha. Ou foi um jovem inocente que escreveu ou é um covarde.

      Jovem, é estelionato que chama. Não é erro. Pode chamar de laranjada, golpe, roubo, mas erro não. Se fosse erro ele poderia devolver o dinheiro, mas não pode pois o dinheiro foi repassado pra as outras empresas e/ou pessoas.

  • Só compro uma moto elétrica quando a Honda ou Yamaha lançarem suas versões elétricas da CG e YBR…

    • Responder

      #VoltzEstelionataria
      #RenatoVillarEstelionatario

  • Responder

    Comprei também uma Voltz ev1 Sport paga a vista em dezembro 22, e até agora nada! Acho que não vou receber 😭.

  • Responder

    Quero saber sobre a financiadora se a empresa falir.
    Quem vai ficar pagando por um veículo sem nenhuma garantia.
    Como fazer pra cancelar??

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