Volvo testa caminhões elétricos com célula de combustível em vias públicas

A Volvo Trucks realizou testes em estradas públicas no norte da Suécia com caminhões movidos a células combustível. Os veículos estão operando sete dias por semana e em todos os tipos de clima, com hidrogênio gerando eletricidade onboard. Essa tecnologia é adequada para distâncias maiores e áreas rurais sem infraestrutura de carregamento.

Em 2020, a Volvo Trucks apresentou caminhões elétricos movidos a células de combustível que produzem sua própria eletricidade a bordo, tornando-os ideais para missões de transporte a longas distâncias. As condições rigorosas das estradas públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e neve, são ideais para testes devido ao ambiente difícil. “Os caminhões elétricos movidos a células de combustível serão especialmente adequados para distâncias maiores e áreas rurais sem infraestrutura de carregamento”, disse Helena Alsiö, VP Gerenciamento de Produto Powertrain na Volvo Trucks.

A linha de produtos mais ampla da indústria de caminhões elétricos com bateria é oferecida pela Volvo, com seis modelos em produção em série que atendem a uma grande variedade de transportes dentro e entre cidades. Os caminhões elétricos movidos a células de combustível estarão disponíveis na segunda metade desta década, com testes com transportadores começando alguns anos antes. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu-se à Daimler para desenvolver e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Volvo testa caminhões elétricos com célula de combustível em vias públicas
Fonte: Electric Cars Report.

A Volvo Trucks atualmente oferece seis modelos diferentes de caminhões elétricos a bateria, bem como caminhões que funcionam com combustíveis renováveis, como biogás, para transportadoras que desejam oferecer transporte sem emissões de poluentes agora. “Precisamos agir agora para impedir o aquecimento global. Independentemente das missões de transporte ou onde em todo o mundo nossos clientes estão operando, esperar não é uma opção. Em poucos anos, nossos clientes poderão eliminar completamente as emissões de CO2 dos seus caminhões”, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário