Volvo testa caminhões elétricos com célula de combustível em vias públicas
A Volvo Trucks realizou testes em estradas públicas no norte da Suécia com caminhões movidos a células combustível. Os veículos estão operando sete dias por semana e em todos os tipos de clima, com hidrogênio gerando eletricidade onboard. Essa tecnologia é adequada para distâncias maiores e áreas rurais sem infraestrutura de carregamento.
Em 2020, a Volvo Trucks apresentou caminhões elétricos movidos a células de combustível que produzem sua própria eletricidade a bordo, tornando-os ideais para missões de transporte a longas distâncias. As condições rigorosas das estradas públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e neve, são ideais para testes devido ao ambiente difícil. “Os caminhões elétricos movidos a células de combustível serão especialmente adequados para distâncias maiores e áreas rurais sem infraestrutura de carregamento”, disse Helena Alsiö, VP Gerenciamento de Produto Powertrain na Volvo Trucks.
A linha de produtos mais ampla da indústria de caminhões elétricos com bateria é oferecida pela Volvo, com seis modelos em produção em série que atendem a uma grande variedade de transportes dentro e entre cidades. Os caminhões elétricos movidos a células de combustível estarão disponíveis na segunda metade desta década, com testes com transportadores começando alguns anos antes. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu-se à Daimler para desenvolver e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

A Volvo Trucks atualmente oferece seis modelos diferentes de caminhões elétricos a bateria, bem como caminhões que funcionam com combustíveis renováveis, como biogás, para transportadoras que desejam oferecer transporte sem emissões de poluentes agora. “Precisamos agir agora para impedir o aquecimento global. Independentemente das missões de transporte ou onde em todo o mundo nossos clientes estão operando, esperar não é uma opção. Em poucos anos, nossos clientes poderão eliminar completamente as emissões de CO2 dos seus caminhões”, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
