Volvo vai cobrar caro para rivais usarem seus carregadores!

Em uma manobra significativa no mercado automotivo brasileiro, a Volvo anunciou que, a partir do próximo 10 de julho, iniciará a cobrança pela utilização de seus 52 eletropostos disponíveis em quatro regiões do país.

A medida marca uma mudança de estratégia da fabricante sueca, que até então oferecia o serviço gratuitamente, posicionando-se agora de forma a valorizar seus próprios clientes e estimular outras montadoras a investir em infraestrutura de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in.

Novas Tarifas e Medidas

Volvo

Usuários que não possuem veículos da marca Volvo serão submetidos a uma tarifa de R$ 4,00 por kWh consumido, um valor consideravelmente acima do praticado por outros serviços de recarga, como o da Power2Go, que oferta o kWh a R$ 1,42 em parcerias com estabelecimentos comerciais. Além disso, será cobrada uma taxa de conectividade no valor de R$ 2,50 cada vez que o serviço for ativado por carros de outras marcas.

Um ponto notável é a introdução de uma taxa de ociosidade: caso o veículo atinja 100% de carga e permaneça conectado por mais de 15 minutos, será cobrado um valor adicional de R$ 5,00 por minuto. Essa medida visa otimizar a utilização dos pontos de recarga e é aplicável tanto aos proprietários de veículos Volvo quanto aos demais usuários.

Impacto para Usuários e Outras Montadoras

A decisão da Volvo reflete não apenas uma estratégia para valorizar seus clientes – que poderão continuar usufruindo do serviço de forma diferenciada – mas também um chamado às demais fabricantes para que invistam na expansão da rede de recarga no Brasil. Segundo dados divulgados pela empresa, 75% das recargas em seus pontos foram realizadas por veículos de outras marcas, com destaque para BYD (47%) e GWM (13%), enquanto os clientes Volvo representaram 24% do total.

BYD Dolphin Mini.
BYD Dolphin Mini.

Um Passo Rumo à Eletrificação

A Volvo expressou estar aberta ao diálogo com outras montadoras para estabelecer um “pacto de eletrificação”, incentivando um esforço conjunto na ampliação da infraestrutura necessária para suportar a crescente demanda por veículos elétricos no país. A iniciativa surge em um contexto onde a rede brasileira de recarga é frequentemente criticada por sua limitada capacidade frente às necessidades do mercado.

Com esta estratégia audaciosa, a Volvo não apenas redefine sua política em relação ao uso dos seus eletropostos mas também lança um desafio às concorrentes no mercado automotivo brasileiro. Resta agora observar como essas mudanças influenciarão as dinâmicas do setor e se catalisarão avanços significativos na infraestrutura nacional para veículos elétricos e híbridos plug-in.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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