Volvo vai terceirizar a produção de carrocerias de ônibus para empresas parceiras

A Volvo Buses, divisão do grupo que produz ônibus urbanos e rodoviários, fechará a fábrica de carrocerias em Breslávia, na Polônia. A mudança faz parte da nova estratégia da empresa para o mercado europeu.

A presidente da Volvo Buses, Anna Westerberg, disse que o negócio na Europa tem dado prejuízos há anos e a empresa busca melhorar a lucratividade e garantir a competitividade no longo prazo. Com isso, a montadora vai oferecer seus produtos em parceria com encarroçadores homologados externos.

Volvo vai terceirizar a produção de carrocerias de ônibus para empresas parceiras

A nova estratégia permitirá que a Volvo tenha uma estrutura mais enxuta e flexível para atender às necessidades dos clientes. Além disso, a Vargas Holding assinou uma carta de intenção para comprar toda a unidade fabril da Volvo Buses em Breslávia e incorporar grande parte dos funcionários já no terceiro trimestre deste ano.

A decisão poderá deixar cerca de 1.600 trabalhadores desempregados, mas a montadora está em negociação com os sindicatos para resolver a questão.

A fábrica de chassi para ônibus na Suécia e no Brasil não serão afetadas. Além disso, as participações da montadora nos Estados Unidos e México com as marcas Prevost e Novabus também não serão afetadas.

A Volvo destaca ao Autopapo que essa mudança é necessária para manter sua posição competitiva no mercado europeu e garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos em parceria com encarroçadores homologados externos.

A empresa afirma que continuará oferecendo o mesmo padrão de qualidade e segurança em seus produtos, produzidos em parceria com encarroçadores experientes e homologados. É importante ressaltar o lançamento do novo modelo H3-45 da Prevost neste ano, que pode ser conferido no link fornecido pela montadora.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário