Volkswagen CrossFox saiu de linha? Entenda o que motivou sua saída!
Pouco antes da Volkswagen tirar o Fox de linha de uma vez por todas, ela primeiro eliminou as versões CrossFox e a edição especial Papper no ano de 2017 para 2018, mesmo sendo um carro muito querido no país, tudo tem um fim em algum momento. Agora entenda um pouco mais porque o CrossFox saiu de linha.
Guia do Conteúdo
Por que o CrossFox saiu de linha?
Por mais que o carro tinha uma boa motorização e era um carro muito querido, a VW já tinha como objetivo tirar a linha Fox de linha, porém primeiro eliminou o CrossFox, pouco tempo depois tirou as versões restantes do carro, que eram a Connect e Xtreme, mas qual foi a grande razão disso?
Um dos maiores eliminadores de carros atualmente é a famosa Proconve L7, mas o Fox estava escapo dela, o que realmente motivou sua saída do mercado, foi para abrir espaço para a produção do VW T-Cross, um SUV que estava sendo muito promisso para a montadora, e de fato foi um grande sucesso o carro.

Como foi o último modelo do CrossFox?
O CrossFox que era a versão aventureira do Fox, no seu último modelo de 2018, trazia um motor 1.6 de 16 válvulas, com 4 cilindros em linha, o carro em si era bom, apenas o seu porta-malas e alguns ruídos do carro deixavam a desejar. Porém ele ainda contava com um motor aspirado e injeção multiponto.
Sendo um motor flex, ele desenvolvia 120 cv (A) e 110 cv (G) a 5750 rpm, uma diferença expressiva entre os combustíveis, e também 16,8 kgf.m (A) e 15,8 (G) a 4000 rpm, permitindo alcançar até 180 km/h, algo sempre foi seu ponto forte, foi sua aceleração.
Seu consumo era mais elevado, onde dentro da cidade chegava a fazer 7,4 km/l com álcool e 10,3 km/l a gasolina, já na estrada chega a fazer 8,4 km/l com álcool e 10,9 km/l a gasolina, por mais que seja econômico na cidade, na estrada acaba não sendo mais eficiente. Ele ainda conta com um tanque de 50 litros, que dava uma autonomia que varia entre os 370 km a 545 km.
No quesito equipamentos o CrossFox estava acima da média, trazendo airbags, controle de estabilidade, câmera de ré, controle de tração, sensor de estacionamento, ar quente e frio, painel multimidia dentre outros itens. E atualmente a FIPE do CrossFox está em uma faixa de quase 62 mil reais, podendo oscilar em cada região.
Ele pode voltar algum dia?
Se a gente analisar a estratégia da VW no futuro, a tendência é que ele tanto o Fox fiquem enterrados por um bom tempo e talvez nunca mais voltem, por mais que possa ser cruel, a Volkswagen está muito focada no segmento de SUVs e também na eletrificação dos seus veículos para os próximos anos.
Porém para não descartar essa possibilidade, só em algum momento a VW resolvesse resgatar o nome e fizesse uma versão eletrificada, talvez 100% elétrica, porém provavelmente o carro diferente do que lembramos do Fox, já que seria uma boa tentativa para o mercado europeu.
E o que você acha sobre a saída do CrossFox, ficou com dó dele não ser fabricado no Brasil? Comente sua opinião nos comentários, caso tiver alguma história com o modelo, compartilhe conosco. Deixe também uma avaliação na notícia, é algo simples, mas nos ajuda imensamente.
E se você é uma fã desse universo automotivo, seja sobre carros, corridas, notícias e lançamentos e até mesmo motos, conheça o site Agora Motor, que também conta com uma Tabela FIPE para você sempre estar pro dentro dos preços dos veículos.
Tirei um racha com meu Cross fox 1.6 8v 2012 e ganhei fácil contra o T-cross 2020, ainda estava na gasolina. Achei o T-cross muito confortável e bem mais bonito, porém na questão de potência, ele é bem fraco, uma pena pra quem gosta de motores, mais do que luxo.
Infelizmente o mercado está sacrificando cada vez mais a motorização dos carros, seja para cumprir as normas, impostos, dentre outros motivos. Igual você falou ali, ganha de um lado, perde de outro.