VW Gol vai sair de linha? Veja o que já sabemos sobre o fim desse sucesso nacional

O VW GOL é um dos carros mais famosos e tradicionais do mercado brasileiro, e isso é algo inegável. E agora nós iremos entender um pouco mais sobre a descontinuação deste sucesso nacional! Confira mais a seguir na notícia.

O Hatch compacto, é um dos modelos que perdurou no mercado por muito tempo, sendo ele um dos carros que ficou diversas vezes no topo de Best-Seller automotivo aqui no Brasil. O carro já marca três gerações, diversas variantes e mais de 8 milhões de unidades produzida, e agora este modelo da VW irá sumir das fábricas a partir de janeiro de 2023.

E sobre isso muito se indaga, porque a VW optou pelo fim do Gol? Quais as suas decisões? E o que ela vai ganhar com isso? Bom primeiramente nós temos vários pontos para abranger, que vão além do nome VW Gol.

Foto frontal de um VW Gol
Foto: Divulgação.

Plataforma antiga

Um dos primeiros motivos para a retirada de mercado do Gol, é o do uso de uma plataforma velha, chamada de PQ24, que já era utilizada no antigo FOX, contando com uma arquitetura bem simples, as suas soldas ainda são “primordiais”, sendo que atualmente, os carros novos vêm sendo soldados sobre soldas a laser, e o carro ainda contava com pouquíssimo aço ultra resistente, algo necessário nos veículos de hoje em dia.

No caso toda essa plataforma antiga, faz com que o carro se torne mais barato para produção, entretanto, o veículo ocupa um grande espaço para ser produzido, já que exige de várias ferramentas e componentes específicos, além de exigir mais mão de obra, ocupando uma parte enorme da linha de montagem da fábrica, sendo isso algo desvantajoso para a VW.

Confira o novo Volkswagen Polo 2023

Tecnologia defasada

O segundo motivo, é o simples fato de ele estar defasado perante os outros concorrentes do mercado. Com o surgimento de modelos como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, o VW Gol, logo de cara já parecia ser mais defasado, apresentando uma ergonomia mais estática, e um espaço interno mais reduzido.

E para piorar a situação do VW Gol, a manutenção dos concorrentes passou a ser mais competitiva, já que os valores de manutenção dos outros modelos, começaram a se equiparar com o do Gol, que na época era considerado um dos mais baratos, dentro do quesito manutenção.

Confira o novo Volkswagen Golf 2023

Modernização mecânica

Já no terceiro motivo, o carro apresentou um desfalque “mecânico”, já que a partir de 2024, os modelos teriam que apresentar como obrigação o controle eletrônico de estabilidade (ESC). A plataforma do modelo ainda consegue suportar a adição do ESC, porém o valor do carro iria aumentar, batendo a casa dos R$ 77.250,00, que já é um valor bem salgado para o modelo negociado no mercado.

Baixas vendas e margem

O quarto motivo seriam as recentes baixas de vendas do VW Gol, que entregou pouco mais de 53 mil unidades em 2022 (janeiro a setembro). O carro mesmo ficando dois meses como o mais negociado do mês (segundo a Fenabrave), e estando em terceiro lugar no ranking de mais negociado do mercado. Acaba ainda assim se tornando inviável, já que a cada 10 vendas sete são modelos de vendas diretas, para locadoras e empresas.

E esse fato ainda é ampliado pela baixa margem de lucro sob o VW Gol, já que a indústria tem agora o foco de produzir modelos de alto valor agregado segundo a “ACELERA VW” que é um novo plano de estratégia da montadora alemã. Mesmo com as altas produções e volume, o custo do carro não é “vantajoso”, já que as vendas diretas reduzem o lucro, e elas representaram de janeiro a setembro. 73,5% destas comercializações.

Não deixe de ver a nova Amarok 2023

Falta de espaço e a atração do brasileiro por SUV

E para finalizar o quinto motivo, onde o fator logístico é colocado como preeminente, pois o VW Gol, ocupa um bom espaço das fábricas, sendo que a VW agora está em um processo evolutivo muito importante, principalmente pelas novas estratégias da marca. No Brasil, o Polo Track vai substituir o Gol, e para isso ele vai necessitar do espaço das fábricas que montavam o Gol, só que agora com mais eficiência e qualidade.

E como fato principal de compra, nós podemos citar a adoração dos brasileiros pelos modelos SUVs, pelos demais motivos existentes no mercado, seja por conforto, qualidade, posição elevada ao pilotar, espaço interno e um visual robusto, todos estes fatos são apaixonantes e é por isso que o Polo será mantido como o novo Hatch da empresa, enquanto as outras versões partiram dos modelos SUVs compactos e Sedans compactos.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece dentro do mercado automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, FIPE e muito mais em um só lugar.

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário