VW Golf pode ficar vivo por mais de 10 anos na plataforma atual

A Volkswagen está no caminho para revolucionar o segmento de veículos elétricos com o anúncio da próxima geração do Golf, planejado para ser lançado no final desta década. Este movimento sinaliza uma transformação significativa na estratégia da marca, que até então focava predominantemente em motores a combustão.

No entanto, segundo Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento técnico na Volkswagen, o atual Golf Mk8 poderá continuar a ser produzido até 2035. Esta revelação surpreendente sugere que o modelo pode ter uma vida útil estendida até a imposição das regulamentações europeias que visam proibir a venda de novos veículos com emissões poluentes.

Durante uma entrevista à versão holandesa da revista Top Gear, Grünitz esclareceu que essa decisão se alinha com as diretrizes futuras da União Europeia, que ainda permitiriam a venda de carros com motores de combustão interna, desde que estes sejam adaptados para utilizar combustíveis sintéticos neutros em carbono. Este cenário coloca o Golf numa posição privilegiada para manter sua relevância no mercado automotivo.

Golf GTI

O Golf Mk8, lançado no final de 2019, baseia-se na plataforma MQB, uma arquitetura que remonta ao Mk7 introduzido em 2012. Essa longevidade na utilização de plataformas não é inédita na história do Golf; exemplificando com o Mk6 que prolongou o ciclo de vida da plataforma PQ35 por quase 13 anos. Com a MQB alcançando uma década de uso, Grünitz enfatizou que o Mk8 encarna a “perfeição MQB”, minimizando a necessidade de desenvolver um novo modelo do zero.

Apesar de um início tumultuado marcado por problemas de software – dificuldades estas compartilhadas com modelos irmãos como Skoda Octavia, SEAT Leon e Audi A3 – tais desafios foram superados, garantindo a continuidade do modelo sem maiores obstáculos.

VW Golf R
VW Golf R.

Recentemente submetido a um facelift, o Golf pode não só testemunhar atualizações futuras mas também possíveis melhorias desejadas pelos fãs, como o retorno do câmbio manual nos modelos GTI e R. A Volkswagen também sinaliza planos ambiciosos para reintroduzir o Golf no mercado brasileiro em uma versão esportiva.

Contudo, a permanência do Golf no mercado até 2035 não é absolutamente garantida. Regulamentações futuras, particularmente aquelas relacionadas à segurança cibernética – já responsáveis pela retirada dos modelos Porsche Macan e 718 Boxster/Cayman na UE – podem influenciar decisões estratégicas semelhantes por parte da Volkswagen.

Se confirmado, o ciclo de vida estendido do Golf Mk8 até 2035 representará um marco significativo na história do modelo. Contudo, mesmo com 15 anos de produção previstos, não ultrapassará a durabilidade histórica do Mk1, cuja versão Citi Golf foi produzida durante impressionantes 25 anos.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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