Veja agora neste Web Stories exclusivo do Agora Motor!
Consórcio de veículo vale a pena? Como funciona, dicas etc.
O consórcio é muito procurado por quem quer adquirir um veículo, mas não tem interesse em fazer um financiamento e não possui dinheiro em mãos.
Caso você precise de um carro de imediato, o consórcio não será uma boa opção, já que o dinheiro não é recebido quando o serviço é escolhido.
O consórcio é feito entre um grupo de pessoas, como um estilo de poupança em conjunto, onde cada um escolhe o valor das parcelas e meses de pagamentos individuais.
QUEM PARTICIPA?
Para fazer um consórcio, algumas pessoas se juntam e dividem as parcelas para depositar o dinheiro, de forma que você primeiro paga o banco, para aí receber o valor.
COMO FUNCIONA?
É vantajoso para a compra de veículos, pois não gera juros e quando você acabar de pagar, ou ser contemplado em sorteio, recebe o dinheiro antes, podendo comprar à vista.
Mas, ainda que você seja contemplado no sorteio e receba o valor antes de acabar as parcelas, você terá que realizar o pagamento até o final.
Os consórcios são feitos em média em 72 parcelas, mas se você desistir do serviço, poderá resgatar o valor que já foi pago até o momento.
AS PARCELAS?
Você pode ser contemplado em qualquer mês com um sorteio e receber seu dinheiro bem rápido, mas, é possível que você não seja contemplado e receba só ao final das parcelas.
DEMORA A RECEBER?
Todos os meses é feito um sorteio em que algum participante recebe a carta de crédito. Você pode dar lances para comprar a carta de crédito, como um leilão, onde quem der mais, leva!