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A imposição de uma taxa adicional de até 38,1% sobre carros elétricos chineses pela UE em julho pode não ter o impacto esperado pelos legisladores europeus.
Segundo a Rhodium Group, pelo menos uma montadora chinesa tem margem significativa para reduzir custos.
Segundo o relatório, a BYD obtém até 10 vezes mais lucro por unidade vendida na Europa do que na China. Um BYD Seal U vendido na Europa gera até 10 vezes mais lucro do que na China, onde a empresa está sediada, de acordo com a Rhodium.
De acordo com a análise, a montadora está lucrando aproximadamente US$ 15.400 (R$ 83 mil) por cada Seal U. O SUV elétrico da BYD é vendido a partir de 42.000 euros (R$ 245 mil), ou cerca de US$ 45,3 mil.
Segundo a Rhodium, a tarifa da UE não deve afetar significativamente as vendas da BYD na Europa, já que o lucro por unidade lá é cerca de US$ 5.000 (R$ 27 mil) maior do que na China, mantendo as exportações para a Europa atrativa.
Além disso, permitiriam à BYD cortar preços e expandir sua presença. Segundo a Rhodium, tarifas acima de 45% seriam necessárias para desencorajar as montadoras chinesas na UE.
A UE aumentará as tarifas de importação para veículos elétricos chineses em até 38,1% no próximo mês. Isso ocorre após os EUA elevarem as taxas para EVs chineses em até 100% recentemente.
A Comissão Europeia justifica a medida devido aos subsídios excessivos da China às fabricantes de carros elétricos, que prejudicam as montadoras europeias.
A Comissão relatou ter abordado as autoridades chinesas sobre os subsídios e busca soluções, mas impôs tarifas provisórias enquanto as negociações prosseguem.
A Comissão Europeia estabeleceu tarifas variadas para cada fabricante, dependendo do grau de colaboração na investigação dos subsídios.
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