Entenda o que é Porpoising na F1 e se isso pode virar problema de segurança

Acompanhe tudo neste Web Stories do Agora Motor!

Após os testes que aconteceram em Barcelona, podemos voltar a ouvir falar de um problema que já estava esquecido pela população. Um termo conhecido como porpoising.

Esse problema ocorreu por causa do novo efeito solo que agora está de volta na competição. Esse efeito nunca saiu totalmente da competição, mas esse ano ele voltou com tudo.

Nos testes pré-temporada podemos ver os carros “quicando” quando estavam nas retas e em alta velocidade. Causando assim o efeito porpoising.

A equipe da Mercedes foi uma que mais apresentou problemas com o porpoising, e podemos ver seus pilotos reclamando do efeito após os testes.

Uma das soluções que as equipes tiveram que ter para reduzir o efeito é acionar o DRS em mais momentos da corrida, fazendo assim com que reduza a carga aerodinâmica do carro.

Carlos Sainz disse que o efeito impactou mais algumas equipes e menos outras. Disse também que tudo depende do ajuste do carro usado nas etapas da competição.

O piloto Russel disse que ouviu das equipes que isso pode se tornar um problema para a competição. Então o problema precisa ser resolvido de uma forma ou de outra.

O efeito solo era para ajudar os pilotos a ganharem mais velocidade por estarem mais próximos do chão, na teoria esse efeito é eficaz, mas na prática pode se tornar um problema.

Isso acontece porque o carro tem que se manter na mesma altura o maior tempo possível. Mas como as pistas sempre tem alguma irregularidade o carro muda de altura diversas vezes.

Acompanhe como foi o primeiro dia de testes para a temporada de 2022 e veja quem se saiu melhor. Arraste pra cima e confira!