10 práticas que você faz e reduz a vida útil do seu automóvel

Acompanhe nossas dicas no Agora Motor

1. Andar com o motor frio

O motor de um carro foi desenvolvido para trabalhar em uma temperatura ideal, que varia entre 80°C a 100°C na maioria dos casos. Nessas condições, as peças internas do motor se dilatam, diminuindo o espaço para atrito. Com o motor frio, o pistão vai se mover de maneira mais bruta.

2. Apoiar o pé na embreagem

A embreagem só deve ser acionada no momento da troca de marcha. Pisar fundo no pedal em qualquer outra situação é desnecessário e leva ao desgaste prematuro do sistema. 

3. Lavar o carro com uma bucha de cozinha ou pano de chão

Utilize utensílios próprios para a lavagem automotiva, como panos de microfibra e shampoos especiais.

4. Andar com o tanque na reserva

Dirigir o carro com o tanque na reserva é um pouco arriscado. Você pode acabar no meio da rua e até ter problemas mecânicos bem sérios no veículo. O tanque vazio pode queimar a bomba de combustível do seu carro.

5. Acender os faróis sem necessidade

O uso incorreto dos faróis é uma atitude que você só vai saber se alguém te avisar. Na maioria dos casos, quem é prejudicado por um farol aceso sem necessidade é o outro condutor.

6. Deixar de calibrar os pneus

A calibragem correta permite estabilidade nas curvas e também diminui a força necessária que o motor precisa fazer para mover o veículo.

7. Confundir o câmbio automático com o manual

Alguns motoristas costumam alterar a marcha no câmbio manual sempre que o veículo para em uma semáforo, por exemplo. Este comportamento não é nada recomendado, já que pode danificar a caixa de câmbio do veículo.

8. Manter a mão sobre a alavanca de câmbio

Descansar a mão direita sobre o câmbio pode danificar seriamente o sistema. Isso porque qualquer força aplicada sobre a alavanca enquanto ela estiver engrenada pode forçar a caixa de câmbio e quebrá-la. 

9. Desprezar as luzes acesas do painel

As luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro. Acesas, elas podem indicar algo de errado no automóvel.

10. Forçar a direção hidráulica

Forçar o volante pressiona a bomba de óleo do sistema de direção hidráulica. Consequentemente, a bomba pode estourar causando vazamentos.