Porque a XT 660 saiu de linha no Brasil e no mundo? Conheça os motivos!
A XT 660 é uma das trail mais famosa do mercado, sendo ela uma média cilindrada que abarcava com força a presença de um dos principais segmentos do país. Continue lendo e fique por dentro do porquê de a moto ter saído de linha!
A motocicleta infelizmente saiu mesmo de linha, e não é à toa já que não se fala muito sobre o modelo nas imprensas e mídias, porém isso já é caso antigo. A XT 660 saiu de linha, no início de 2018, a moto se transformou rapidamente em uma lenda, já que ela era muito famosa, sendo ela o modelo que substitui a XT 600E em 2005, desde então o modelo perseverou no mercado.
Pode se afirmar que o principal motivo da atual XT 660R deixar o país, além da XTZ 660 Ténéré que saiu pelo mesmo motivo, foi o da adequação às leis e normas de trânsito, sim uma regularização de emissões de poluentes. Porém, a Yamaha, sentiu um grande peso na decisão de manter ou não o modelo no mercado.

A reposta da Yamaha, foi de descontinuação do modelo, deixando assim um espaço vago dentro do segmento de trails média brasileira, sendo que a XT 660 era uma das gigantes do mercado, além é claro de fazer parte da lendária linha XT. Segundo informativos apresentados, a Yamaha acreditou não ser viável o enorme investimento sobre ajustar os modelos e mantê-los em comercialização.
Os fatores principais das regularizações sobre a XT 660, foram a Resolução 509 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), e o da PROMOT 4. A Resolução 509, obrigava por lei que todos os modelos de 660 cc do mercado, contasse com o freio ABS como equipamento de série, já o PROMOT 4, regulava a emissão de poluentes, similar ao Euro 4, que causou a que da 660R e da 660Z Ténéré em 2016.
Logo no dia 05 de fevereiro de 2018, a Yamaha XT 660 R, um ícone dos anos 2000, saiu de linha o modelo foi produzido pela última vez no complexo de Manaus, quando enfim foi totalmente descontinuada no mundo todo de vez.
A moto contava com um motor de quatro tempos arrefecido a ar do tipo monocilíndrico, que contava com 659 cc, que rendia para o modelo 48 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.250 rpm. A moto ainda tinha alimentação eletrônica, partida elétrica, transmissão mecânica de 5 velocidades e muito mais.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, novidades, lançamentos, artigos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
Guia do Conteúdo
Perguntas Frequentes
Qual é o valor da XT 660 em 2022?
Atualmente o modelo custa R$ 48.762,00, sendo que sua versão é a última do mercado, do ano de 2018.
Vale a pena comprar uma XT 660 em 2022?
Tudo depende de sua necessidade, a moto possui um valor elevado de mercado atualmente, e isso ocorre devido à escassez do modelo no mercado já que ela não é mais produzida, porém ela é uma ótima moto em todos os seus aspectos, potência, torque, economicidade, resistência, ergonomia e aerodinâmica.
