5 motivos que levaram a Fórmula 1 a tornar-se extremamente chata
O ronco dos motores, a expectativa pela largada, os perigos de pilotar um foguete sobre rodas, tudo isso era empolgante na Fórmula 1. Porém, essa época passou, hoje, mostraremos 5 motivos que levaram a Fórmula 1, uma notícia triste para todo fã.
Venha conosco para ver de perto essas máquinas que correm a velocidades incríveis e descubra porque o som dos motores de décadas atrás ainda é tão emocionante quanto a corrida em si.
Guia do Conteúdo
Quais os 5 motivos que contribuíram para tornar a Fórmula 1 menos interessante?
Olhe para trás e lembre o que te fazia gostar de assistir uma corrida de Fórmula 1 todos os domingos.

Agora pense em hoje em dia, veja se concorda quando elegemos os 5 motivos que os fãs mais reclamam, de forma resumida, abaixo:
1 – Adoção de motores modernos menos empolgantes.
2 – Das 10 equipes, apenas 4 sempre ganham.
3 – Ênfase em segurança e sustentabilidade.
4 – Complicações com o alto custo.
5 – Previsibilidade das corridas devido aos 3 primeiros tópicos.
Vale lembrar que o motivo 3 não significa que queremos mais acidentes na pista, mas que a falta da expectativa de ter pelo menos uma falha no motor que pode mudar todo o rumo da corrida, deixa o fã de F1 sem esperar nada.
Explicando melhor os 5 motivos
Agora, vamos explicar melhor os 5 motivos para entender o que está acontecendo.
Adoção de motores modernos menos empolgantes.
Um dos motivos é o som dos motores modernos usados na Fórmula 1 não produzem o mesmo som ensurdecedor e inconfundível dos motores V10 usados na década de 1990.
De acordo com o engenheiro da F1 Carlos Sainz Jr., “O som dos motores atuais é muito decepcionante comparado com os carros de F1 da década de 1990”.
O problema é que os motores atuais usados na Fórmula 1 são V6 turbo de 1,6 litro acoplados a um motor elétrico, o que significa que os fãs não podem sentir a mesma emoção que sentiam quando assistiam às corridas naquela época.
Das 10 equipes, apenas 4 sempre ganham
Mercedes, Ferrari, Red Bull-Honda e Renault. Estes são os únicos fabricantes de motores envolvidos na Fórmula 1 atualmente. A falta de variedade é outro problema frustrante que atormenta a competição há décadas e contribui para a falta de empolgação.
Ênfase em segurança e sustentabilidade
Além disso, com tantas regras e regulamentos impostas por organizações para garantir a segurança dos pilotos, as corridas tendem a ser menos imprevisíveis. Isso significa que os fãs não experimentam aquela sensação de expectativa e suspense antes de cada corrida, pois sabem quem vai vencer antes mesmo de começar a corrida.
Complicações com o alto custo
Hoje em dia, os principais esportes são negócios, e não verdadeiras competições esportivas. No entanto, a Fórmula 1 é o único esporte importante que não conseguiu parar de entediar sua base de fãs na busca por ganhar mais dinheiro.
Além da previsibilidade, outra razão importante para isso é o quão frustrantemente caro e complicado é entrar na competição. Isso impede que outros fabricantes entrem e implementem potencialmente novas ideias ou tecnologias que possam agitar as coisas e tornar a Fórmula 1 mais empolgante.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
