Detran MT realiza mutirão de prova prática em abril e maio: veja como participar
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realiza quatro mutirões para aplicação de provas práticas de direção. A ação tem como objetivo atender os candidatos à primeira habilitação que têm processos abertos desde março de 2019 e que irão vencer em 31 de dezembro de 2023. As provas serão aplicadas nos seguintes períodos: 03 a 06 de abril; 17 a 20 de abril; 02 a 05 de maio e 05 a 07 de junho, com um total de 9.520 vagas disponíveis, sendo 3.750 somente em Cuiabá.
A força-tarefa para o mutirão será realizada nos municípios que têm maior demanda represada, como Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campo Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Colíder e Alta Floresta. O Detran-MT tem monitorado os processos abertos desde março de 2019 e trabalhado no atendimento aos candidatos à primeira habilitação.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT alerta que o prazo dos processos iniciados entre março de 2019 e dezembro deste ano vencerá em dezembro e não haverá chance de prorrogação. Ele orienta os candidatos que estão nesta situação a procurar a autoescola e concluir as etapas que ainda não foram finalizadas. A partir de janeiro de 2024, os processos que não foram concluídos serão reiniciados sem aproveitamento de etapas já realizadas.
Tudo sobre o Detran MT IPVA
Na atual gestão, o Detran-MT ampliou em 950% a capacidade de aplicação das provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o estado. A ampliação foi possível após a capacitação dos servidores do Detran pela Escola Pública de Trânsito, que reforçou o quadro da banca examinadora e aumentou as bancas fixas no Estado de quatro para 38. Com isso, o Detran proporciona maior autonomia ao interior do Estado, descentralizando o serviço e dando mais agilidade na etapa final para a obtenção da CNH.
A celeridade na aplicação das provas práticas era uma das principais solicitações da população junto ao Detran-MT, especialmente dos moradores do interior do Estado. Muitas cidades do interior esperavam até 90 dias pela chegada da banca volante, que saía de Cuiabá para a aplicação dos testes. Agora, as provas ocorrem a cada 15 dias na maioria dos municípios do interior assim como diariamente em municípios como Cuiabá, Sinop e Rondonópolis.
Os candidatos à primeira habilitação com processos abertos desde março de 2019 devem ficar atentos aos mutirões oferecidos pelo Detran-MT e procurar concluí-los o quanto antes para não perderem o prazo de vencimento, uma vez que não haverá possibilidade de prorrogação, conforme afirma o Portal do Trânsito.
Veja também: Telefone do Detran MT
Acompanhe nossos grupos
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!