As mudanças no Safety Car farão com que Le Mans se pareça muito diferente em 2023

Uma nova regra de onda e recomeços de safety car foi introduzida após três paradas de carros, injetando efetivamente parte do espírito dos wave-arounds do safety car da IMSA, sem dar aos pilotos que haviam sido ultrapassados a chance de voltar à disputa tão facilmente.

De acordo com as novas regras, três carros de segurança sairão para reunir o grupo como no passado. Isso permitirá que as equipes e os motoristas ainda reduzam a velocidade controlada relativamente cedo no procedimento de segurança. No entanto, dois desses três veículos partirão antes da retomada da corrida, permitindo que todo o pelotão alcance o carro líder de segurança e reinicie como um grupo.

As mudanças no Safety Car farão com que Le Mans se pareça muito diferente em 2023O Automobile Club l’Ouest anunciou mudanças significativas nas regras do safety car na corrida das 24 Horas de Le Mans. As alterações terão um grande impacto nas últimas horas da corrida deste ano em comparação com os anos anteriores. Le Mans é uma corrida única, com normas diferentes das outras etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

As regras de safety car foram criadas principalmente para gerir o enorme percurso de 8,5 milhas da pista e já foram modificadas nos últimos anos para ajudar a reduzir o tempo total de interrupções para limpeza da pista. No entanto, as mudanças também alteram significativamente as decisões estratégicas e o momento específico em que os líderes das classes passam pelos carros de segurança divididos.

As equipes devem entender se têm ou não direito à maioria dessa volta restante. Se fizerem uma chamada incorreta, receberão uma penalidade substancial equivalente a perder duas voltas. A nova regra significa que as batalhas de classe em LMP2 e GTE-Am são menos propensas a serem dizimadas pelo tempo do safety car. Os carros que perderem uma volta ou mais ao longo da corrida não terão a volta simplesmente devolvida quando o próximo safety car aparecer.

É um equilíbrio inteligente entre a insistência da NASCAR em usar recomeços para injetar emoção artificial nas corridas e a crença mais tradicional de que os carros de segurança devem existir apenas para diminuir a velocidade do grupo, o que deve manter as batalhas nessas classes competitivas durante toda a corrida.

Embora este procedimento leve mais tempo do que nos anos anteriores, o foco existente do ACO nas Zonas Lentas já significa que os carros de segurança são relativamente raros na clássica de 24 horas. O wave-around será irrelevante para a classe superior, a. Com essas mudanças, a expectativa é que a corrida deste ano seja ainda mais emocionante e imprevisível.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Automobilismo Os 8 melhores jogos de Fórmula 1, tanto online quanto offline, para ter a emoção de jogar

A Fórmula 1 é emocionante, rápida e dramática. Carros de corrida rápidos e monopostos atravessando…

Ivan Gustavo Willemann
Automobilismo Novos carros de Fórmula 1 na temporada 2024 – veja todos os carros das principais construtoras da F1

Já passamos da metade da temporada 2024 da Fórmula 1, mas você já se atentou…

Thiago Klaumann
Automobilismo Treino Livre do Bahrein: Carlos Sainz é o mais rápido antes da classificação

O Bahrein recebeu a Fórmula 1 nesta sexta-feira para o terceiro e último treino livre…

Gabriel May Oechsler
Automobilismo Revelado a nova Ferrari SF-24 para a nova temporada da Fórmula 1!

A Scuderia Ferrari apresentou seu novo carro, SF-24, para a temporada de Fórmula 1 de 2024, confira!

Vinícius Lima
Automobilismo Apostas em Corridas de Carros e Motos: Desbravando o Mundo da Velocidade

Permita-se imaginar a emoção eletrizante de apostar nas corridas de carros e motos. Se já…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário