Transformação de motores de ônibus a diesel para 100% a gás é possível graças a parceira entre Comgás, Tupy e MWM
A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, apresentou uma solução para a descarbonização de ônibus movidos a diesel.
Em parceria com a Tupy e a MWM, a empresa desenvolveu um motor 100% movido a gás, capaz de substituir os motores a diesel e reduzir em até 25% as emissões de gases do efeito estufa, como o CO², além de mais de 90% na emissão de poluentes locais como a fumaça preta.
O ônibus movido a GNV já está em operação na região do Campo Grande em Campinas, demonstrando eficiência em relação à potência e desempenho, além de economia no combustível. Outro benefício é que o custo operacional é reduzido quando comparado com o motor a diesel.

Conferir se carro com GNV vale a pena
A transformação veicular de veículos médios e pesados de diesel para gás tem múltiplos benefícios, como a redução da emissão de CO2, qualidade, produtividade e redução de custos. A adoção da tecnologia no transporte público é uma das apostas para desenvolver a mobilidade urbana em Campinas.
Para impulsionar cada vez mais o uso do gás em ônibus e caminhões, a Comgás estuda logísticas com indústrias, transportadoras e viações. A parceria entre a Comgás e MWM vem para atender à necessidade do mercado por alternativas que favoreçam a descarbonização dos veículos pesados e médios no país.
Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás, destaca que “a fácil manutenção, possibilidade do abastecimento rápido e ruído 20% menor são alguns dos benefícios oferecidos pelo uso do gás natural veicular”. Já o presidente da EMDEC, Vinicius Riverete, afirma que “o gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana, do ponto de vista ambiental, econômico e social”.
Guia do Conteúdo
Transporte público de Campinas já utiliza ônibus movido a GNV
Em Campinas, a Itajaí Transportes Coletivos já está utilizando um ônibus movido a GNV. A substituição do motor diesel pelo motor movido a GNV traz inúmeros benefícios, como a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera e menor custo operacional.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
 
 
 
 
 
							 
							 
							 
							