Por que carro automático não pega no tranco?

Descubra os perigos inesperados de pisar no tranco com carros automáticos e saiba como se proteger desta situação perigosa!

Você já está no tranco com seu carro automático e, de repente, ocorre algo inesperado? Se você não sabe o que significam os perigos inesperados de pisar no tranco com carros automáticos, vamos te mostrar.

Aprenda como essa situação perigosa pode acontecer e como evitá-la para que você possa desfrutar ao máximo de sua experiência ao dirigir.

Perguntas e Respostas sobre Carros Automáticos

Tabela com detalhes sobre carros automáticos:

PerguntaRespostaRiscos
Por que os carros automáticos não pegam no tranco?Os carros automáticos não pegam no tranco pois não possuem embreagem e seu sistema de transmissão é projetado para mudanças suaves e seguras entre as marchas.Não aplicável
Quais são os riscos do uso do tranco em carros automáticos?O uso do tranco em um carro automático pode ser perigoso para o motor e aumentar o risco de quebra do veículo.Perigo para o motor, risco de quebra do veículo.

Confira um pouco mais sobre a tecnologia dos carros automáticos.

Nunca Pise no Tranco com Carros Automáticos: Saiba Mais!

Os carros automáticos não pegam no tranco porque seu sistema de transmissão é projetado para mudanças suaves e seguras entre as marchas.

Por que carro automático não pega no tranco? Fonte/Reprodução: Original
Por que carro automático não pega no tranco? Fonte/Reprodução: Original

É o que explica o engenheiro eletrônico e instrutor de transições automáticas, Theo Lima. Segundo ele, usar o tranco em um carro automático pode ser perigoso para o motor e aumentar o risco de quebra do veículo.

Os carros automáticos possuem um sistema de transmissão automática, que é responsável pela mudança de marchas. Esta transmissão é gerenciada por computador, que controla a passagem das marchas de acordo com a velocidade do veículo.

Por que carro automático não pega no tranco? Fonte/Reprodução: Original
Por que carro automático não pega no tranco? Fonte/Reprodução: Original

O tranco é um recurso usado em carros manuais que envolve a desaceleração momentânea do veículo para reduzir as rotações do motor e passar para uma marcha mais alta.

Porém, nos carros automáticos isso não acontece, pois as mudanças de marchas são feitas pelo computador, sem a necessidade de desaceleração.

Por que os carros automáticos não pegam no tranco?

Os carros automáticos não pegam no tranco pois não possuem embreagem e seu sistema de transmissão é projetado para mudanças suaves e seguras entre as marchas. Além disso, usar o tranco em um carro automático pode ser perigoso para o motor e aumentar o risco de quebra do veículo.

Quais são os riscos do uso do tranco em carros automáticos?

O uso do tranco em um carro automático pode ser perigoso para o motor e aumentar o risco de quebra do veículo.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário