Cidade Francesa vai remunerar motorista que ficar em casa em horário de pico
A cidade de Lille, na França, lançou uma iniciativa chamada “ecobônus” com o propósito de premiar os condutores que evitarem as principais vias locais durante os horários de pico. O intuito é diminuir o tráfego intenso nas vias que levam a outras cidades importantes como Paris e Valenciennes.
Para participar, as autoridades selecionarão cinco mil voluntários que precisam se inscrever no programa até 12 de maio. Para ser elegível, o candidato deve ser usuário das vias A1 (Paris-Lille) e A23 (Valenciennes-Lille). A prefeitura verificará a elegibilidade dos voluntários entre os meses de maio e junho por meio de câmeras automáticas de reconhecimento de placas instaladas em três locais ao longo das vias A1 e A23.

Guia do Conteúdo
Ecobônus: iniciativa visa reduzir congestionamento e melhorar mobilidade urbana
Uma vez considerado apto, o motorista deverá baixar um aplicativo em seu smartphone para permitir que o GPS seja rastreado e verificar se houve redução nos seus tempos de condução nas respectivas vias. O candidato receberá um prêmio no valor de dois euros (cerca de R$10,94 na cotação atual) sempre que evitar dirigir durante os horários de pico.
A ideia do “ecobônus” surgiu a partir de um projeto semelhante implementado em Rotterdam, na Holanda, em 2016. Na ocasião, 85% dos motoristas continuaram evitando os horários mais movimentados para se locomoverem e o tráfego da cidade holandesa foi reduzido em 17%.
A prefeitura de Lille espera que a iniciativa seja bem sucedida e reduza o tráfego nas vias em, pelo menos, 6%. Para isso, os motoristas devem evitar as vias A1 e A23 entre as 7h e 9h da manhã e entre as 16:30 e 18:30. O programa tem como objetivo diminuir o congestionamento de tráfego nas principais vias locais em horários de pico, além de incentivar os motoristas a buscar alternativas para se locomover pela cidade.
A expectativa é que a iniciativa possa ser expandida para outras cidades ao redor do mundo, ajudando a desafogar o trânsito e melhorando a mobilidade urbana.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!