Por que os objetos em um espelho retrovisor estão mais próximos do que eles aparecem?
Os motoristas que já tiveram a experiência de dirigir um carro, provavelmente já leram a mensagem “Objetos no espelho estão mais próximos do que parecem” presente no espelho lateral direito. Mas você sabe por que essa mensagem é necessária? A resposta está diretamente relacionada à segurança do motorista e dos demais veículos na estrada.
A principal razão pela qual os objetos no espelho lateral direito aparentam estar mais próximos do que realmente estão é devido ao formato convexo do espelho. Essa curvatura faz com que a luz se espalhe de forma diferente e gere uma distorção na percepção da distância visualizada pelo motorista.
Outro fator importante para essa distorção é a distância do espelho em relação ao motorista, que é maior em comparação com o espelho lateral esquerdo. Isso faz com que os objetos sejam visualizados em tamanho menor, dando a impressão de estarem mais distantes.

Por causa dessas distorções, há um aviso obrigatório nos espelhos laterais direitos dos carros novos vendidos nos Estados Unidos e Canadá. O objetivo é evitar colisões onde o motorista acaba se chocando com outro veículo por acreditar que está longe quando na verdade está muito próximo.
Os espelhos laterais esquerdos não necessitam desse aviso, pois sua superfície é plana e não gera distorção ótica como o lado direito. Entretanto, possuem um maior ponto cego, já que estão mais próximos do motorista.
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Tecnologia para substituir os espelhos
Essa configuração de dois tipos diferentes de espelhos laterais é distinta em outras partes do mundo, como na Europa. Lá, os veículos possuem dois espelhos convexos, eliminando o ponto cego e tornando a percepção da distância mais precisa.
No entanto, uma nova tecnologia de câmera para espelhos laterais está sendo utilizada na Europa. Essa tecnologia substitui os espelhos e elimina os pontos cegos dos espelhos tradicionais, bem como a distorção de distância. Além disso, há menos ruído do vento e melhor eficiência aerodinâmica.
Atualmente, essa tecnologia está sob revisão pelo Departamento de Transporte e pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA), aguardando aprovação do governo.
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