Toyota investe em combustível sintético que pode reduzir emissões em 75%
A montadora japonesa Toyota busca alternativas aos carros elétricos devido às regulamentações cada vez mais rigorosas para motores a combustão nos Estados Unidos e Europa. Em parceria com a ExxonMobil, a empresa está testando um novo tipo de combustível sintético, que pode reduzir em até 75% as emissões de um motor térmico.
O e-fuel ainda está em fase de desenvolvimento, mas a Toyota afirma que poderá ser utilizado tanto em veículos recentes quanto em modelos mais antigos. A montadora destaca que o novo combustível é uma forma de reduzir significativamente as emissões de carbono, já que os carros elétricos demandam uma alta emissão de CO2 durante sua fabricação.

Segundo Andrew Madden, vice-presidente de estratégia e planejamento da ExxonMobil, ter soluções para combustíveis líquidos é a maneira mais econômica para descarbonizar o transporte existente. Contudo, será necessário o apoio de políticas governamentais para implementar o combustível no mercado.
Embora o projeto esteja progredindo, há preocupações sobre o impacto real dos biocombustíveis. A Exxon afirma ter encontrado medidas mais limpas para produzir sua tecnologia. Conforme informações do AutoPapo, para a Toyota e a ExxonMobil, os combustíveis sintéticos podem ser eficazes na redução das emissões totais do transporte à medida que os modelos a combustão deixam de ser abastecidos com combustíveis fósseis.
A Toyota busca uma alternativa viável aos carros elétricos em um contexto de regulamentações cada vez mais rígidas para os motores a combustão. O e-fuel pode ser uma opção mais prática e econômica para descarbonizar o transporte existente, desde que haja apoio governamental e medidas eficazes de produção.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!